O Ministério da Saúde do México anunciou uma revisão nos dados divulgados sobre a covid-19. Segundo a BBC, o governo mexicano reconhece que o total de óbitos causados pela doença no país é 60% maior do que os números que vinham sendo apresentados.
Com isso, as novas estimativas apontam a morte de cerca de 321 mil pessoas no México em razão da doença causada pelo novo coronavírus. Até então, o número oficial, de acordo com o último balanço do governo local, era de 201 mil mortes (veja aqui os dados completos sobre a covid-19 no Brasil e no mundo).
Leia mais: “EUA devem enviar 4 milhões de doses de vacina da AstraZeneca para México e Canadá”
Até o momento, apesar da manifestação do Ministério da Saúde, o governo do socialista Andrés Manuel López Obrador não fez a atualização oficial nos números. Caso isso ocorra, o México ultrapassará o Brasil (com cerca de 312 mil óbitos) no total de mortes por covid-19.
Nas mortes por milhão de habitantes — dado considerado mais preciso para fazer comparações entre países e evitar distorções —, o México já aparecia à frente do Brasil. Segundo a última atualização, o país contabiliza 1.550 mortes por milhão, ante 1.461 do Brasil.
Leia também: “México autoriza uso emergencial de vacina russa”
Gostaria de esclarecer, com base nos dados da Bloomberg, que o México está numa situação de enorme gravidade em relação a morto por contaminado (9,1%), mas muito distante do Brasil em relação ao número de mortos. Veja os dados que obtive no site https://www.bloomberg.com/graphics/2020-coronavirus-cases-world-map/
PAÍS MORTO CONTAMINADO M/C
Mexico 201.623 2.226.550 9,1%
Brazil 312.206 12.534.688 2,5%
E a China e índia ? Mistério