Ministro da Lituânia acusa Rússia de ter armas nucleares no Mar Báltico

Kaliningrado é um território localizado no mar Báltico, entre a Lituânia e a Polônia
-Publicidade-
Arvydas Anusauskas, ministro da Defesa da Lituânia
Arvydas Anusauskas, ministro da Defesa da Lituânia | Foto: Divulgação/Redes Sociais

O ministro da Defesa da Lituânia, Arvydas Anusauskas, acusou nesta quinta-feira, 14, a Rússia de ter armas nucleares em Kaliningrado. Apesar de ser russo, o território está localizado entre a Lituânia e a Polônia, a cerca de 300 quilômetros em linha reta de Vilnius, capital lituana. Além disso, o lugar está próximo de cidades de outros países como Suécia, Finlândia, Noruega e Alemanha.

“As armas nucleares têm sido mantidas em Kaliningrado”, disse o Ministro. “A comunidade internacional e os países da região estão perfeitamente conscientes disso”.

-Publicidade-

A declaração ocorreu depois de Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, afirmar que Moscou terá de fortalecer suas forças terrestres na região, caso Suécia e Finlândia entrem para a Organização do Tratado do Atlântico Norte. Criada no contexto da Guerra Fria, o bloco militar reúne aliados dos Estados Unidos.

“Não se poderá falar mais de um Báltico livre de armas nucleares, o equilíbrio tem de ser reposto”, ameaçou Medvedev. Ele afirmou que o país ainda não tomou a medida.

A Finlândia, que compartilha uma fronteira de 1,3 mil quilômetros com a Rússia, e a Suécia estão considerando ingressar na Otan.

Nas próximas semanas, o país deve tomar uma decisão disse, Sanna Marin, primeira-ministra finlandesa, na quarta-feira 14. A Finlândia. que conquistou a independência da Rússia em 1917, anunciou hoje um exercício militar com a participação de forças de Grã-Bretanha, Estados Unidos, Letônia e Estônia.

Leia também: “A guerra que o Ocidente poderia ter evitado”, artigo publicado na Edição 102 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.