Um vídeo divulgado nas redes sociais, com milhões de visualizações e compartilhamentos, mostra uma equipe de profissionais da saúde fazendo exame de covid em peixes na cidade de Xiamen, no sudeste da China. A cidade litorânea, na província de Fujian, encomendou testes PCR para os pescadores e os peixes capturados, de acordo com declarações do supervisor de pesca da localidade.
A medida foi justificada como parte da política chinesa de covid zero, que confina moradores e cidades inteiras para evitar a propagação da variante Ômicron. “Nós testamos ao mesmo tempo humanos e aquilo que eles capturaram”, disse o supervisor de pesca que integra o Departamento Municipal de Desenvolvimento Oceânico de Xiamen, citado pela imprensa local.
Milhões de pessoas compartilharam o vídeo dos exames em peixes, como mostra a publicação nesse perfil.
More amazing video of Chinese pandemic control staffs testing corona virus on fishermen’s harvest from the sea. This one is said to be shot in Jimei, Xiamen city. #zeroCovid pic.twitter.com/A8zKe3UtLC
— Franka Lu (@FrankaLu) August 17, 2022
Segundo o supervisor de pesca de Xiamen, a província de Hainan, cujo número de casos disparou nas últimas semanas, também está testando os peixes. “Dizem que o surto pode ter sido desencadeado pelo comércio de produtos marinhos entre pescadores locais e os seus colegas estrangeiros”, afirmou o membro do departamento de pesca de Xiamen.
No fim de semana, o Hainan Daily, o jornal oficial de Hainan, no sul, informou que trabalhadores médicos da cidade de Danzhou testaram peixes em barcos de pesca, depois de a cidade ter entrado em confinamento, para combater um surto que se alastrou a toda a província.
A mesma operação foi realizada em mercados de frutos do mar em Xangai, no final de março, durante o seu pior surto de covid-19, que levou a um bloqueio de dois meses.
Apesar do governo chinês dizer que o vírus pode sobreviver em alguns alimentos, autoridades de saúde de outros países afirmam que não há evidências confiáveis de que esse risco exista.
sr. Ping está com seus dias contadinhos! já não há mais coerência na ciência chinesa! tudo se tornou abuso!
A pior coisa que fizeram na administração da epidemia, foi a realização de testes.
1 – testes não são precisos
2 – Nem sempre os positivos desenvolvem a doença
3 – a grande maioria infectada com a Omicron, nem percebe
4 – Covid zero é asneira igual usar máscaras de pano.
5 – Burocrata tratando doença sempre dá merda.
Isso daí já está descambando para a paranóia coletiva. Será que lá eles comem peixes crus?
Ações típicas de funcionários públicos que não tem o que fazer a não ser encher o saco da população. Muito comum em países socialistas que não estão preocupados com os cidadãos e sim com o CONTROLE da população
Roberto, não sei por que mas lembrei de um certo país na América do Sul.