O presidente da Fifa, Gianni Infantino, está em campanha para que a Copa do Mundo de Futebol seja disputada a cada dois anos e fez um apelo inusitado. Em seu discurso ao Conselho da Europa na quarta-feira 26 ele disse que o novo formato pode reduzir o número de africanos cruzando o oceano em direção à Europa.
Presidente da Fifa aponta vantagens
Segundo Infantino, a mudança pode ter efeito humanitário positivo ao dar esperança aos africanos para que não tenham de sair de seus países. Para ele, a questão não é sobre realizar o campeonato a cada dois anos, mas sobre como o esporte pode dar oportunidade e esperança a estas pessoas.
“Precisamos encontrar maneiras de incluir o mundo todo e dar esperança aos africanos para que eles não tenham que cruzar o Mediterrâneo para encontrar uma vida melhor, mas, mais provavelmente, morrer no mar. Precisamos dar oportunidades, dar dignidade”, disse Infantino aos líderes do conselho em Estrasburgo.
Para Infantino, o “ajuste” no intervalo entre copas poderia gerar uma receita extra de US$ 4,4 bilhões, recursos que seriam direcionados para a diminuição da distância entre mercados do esporte mais e menos desenvolvidos.
Proposta é criticada
A despeito do empenho de Infantino, que chegou a encomendar pesquisas e empregou ídolos do futebol como garotos-propaganda da proposta, a ideia não tem sido bem recebida, particularmente pelas confederações continentais.
A Uefa, o órgão que administra o futebol europeu, e a Conmebol, que organiza a modalidade na América do Sul, já se posicionaram contra.
Diante disso, o presidente da Fifa tem buscado apoio entre as confederações nacionais. Segundo a Fifa, 166 das 210 associações que integram a entidade concordam com a ideia.
Desde a sua edição inaugural, em 1930, a Copa do Mundo de Futebol sempre é disputada de quatro em quatro anos. A única exceção foi o período em que ocorreu a Segunda Guerra Mundial, que cancelou a edição de 1942.
Relacionadas
É uma vergonha a justificativa do sujeito. Toda imprensa séria sabe exatamente o que este sujeito está propondo, ou seja, dinheiro para sua confederação e amigos. Usar pobres para justificar uma ação destas é no mínimo vergonhosa e sem caráter. Este sujeito deveria ser banido.
Lançasse a proposta de ser a cada 2 anos e ficasse caladinho. Essa justificativa é uma M****