publicidade
Mundo

Trump oficializa tarifa de 50% ao Brasil e cita 'ameaça à segurança dos EUA'

Ordem executiva acusa o governo brasileiro de violar direitos humanos e coagir empresas norte-americanas

Presidente dos EUA, Donald Trump | Foto: Reprodução/Flickr
Presidente dos EUA, Donald Trump | Foto: Reprodução/Flickr

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou, nesta quarta-feira, 30, uma ordem executiva que eleva de 10% para 50% a tarifa sobre produtos importados do Brasil. A decisão foi divulgada pela Casa Branca, às 15h.

Segundo o comunicado, essa medida visa a enfrentar “políticas, práticas e ações recentes do governo do Brasil que constituem uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”.

Receba nossas atualizações

Leia a íntegra da medida aqui.

A medida confirma o anúncio feito por Trump no início do mês de julho. Desde então, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva tentou, sem sucesso, abrir uma negociação com o norte-americano.

Documento acusa Moraes de censura a empresas dos EUA

O texto afirma que membros do governo e do Judiciário brasileiro adotaram ações “tirânicas e arbitrárias” para pressionar empresas norte-americanas. Entre os atos listados estão censura de discursos políticos, exigência de entrega de dados de usuários dos EUA e alteração de políticas de conteúdo sob ameaça de sanções, como multas, processos e congelamento de ativos.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Essas medidas, segundo a Casa Branca, “minam a viabilidade das operações comerciais das empresas dos EUA no Brasil” e também afetam a política americana de defesa de eleições livres e proteção aos direitos humanos.

O comunicado menciona diretamente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A Casa Branca afirma que ele “emitiu unilateralmente centenas de ordens para censurar secretamente seus críticos políticos”. Ainda segundo o texto, quando empresas dos EUA se recusaram a cumprir as ordens, Moraes aplicou multas e ameaçou executivos com processos criminais.

Brasil tem a tarifa mais alta

Trump declarou que a tarifa imposta ao Brasil segue a mesma lógica de medidas anteriores usadas para “proteger os interesses dos Estados Unidos e enfrentar ameaças à segurança nacional”. Segundo ele, o STF estaria promovendo uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Desde abril, os EUA negociam com diversos países a aplicação das chamadas “tarifas recíprocas”. Japão e União Europeia conseguiram reduções. Já Brasil, México e Canadá receberam novas ameaças e aumentos de tarifas.

Saiba mais:

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    hahahaahah Pauno Mendonça… Quem adoram dá para trás são vocês esquerdomijados…
    relincha mimimi mais… hahaha Perdeu mané, não amola mula!
    GO GO GO TRUMP

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.