Depois de ter adotado uma dieta extremamente restritiva, uma influenciadora digital morreu de fome e exaustão. Seus hábitos alimentares consistiam em comer apenas frutas e vegetais crus, de acordo com amigos e parentes.
Segundo o jornal britânico Daily Mail, Zhanna Samsonova, cidadã russa conhecida nas redes sociais como Zhanna D’Art, mal conseguia andar dias antes de morrer, e não bebia água havia mais de seis anos. Zhanna hidratava-se apenas com sucos e frutas suculentas.
Quais eram os hábitos alimentares da influencer vegana?
Há dez anos, Zhanna decidiu seguir uma dieta baseada exclusivamente em vegetais crus, frutas, brotos de sementes de girassol, smoothies — bebida feita com diversos ingredientes no liquidificador —, e sucos.
Segundo os amigos da influencer, a mulher, na verdade, sofria de anorexia, e estava tão fraca nas últimas semanas de sua vida “como resultado de sua dieta extrema que ela estava praticamente acamada — e levou vários minutos para conseguir subir um degrau de escada”, disseram eles ao periódico britânico.
Seus amigos revelaram ainda que ficaram horrorizados com a aparência de Zhanna; eles pediram para que ela procurasse ajuda médica. Mas a influencer se recusou, seguindo com a sua dieta restritiva. A russa morreu, no dia 21 de julho, internada em uma UTI na Malásia; ela tinha 39 anos. A família de Zhanna está empenhada em levar o corpo de volta para a Rússia.
Causa da morte
Ao jornal russo Vechernyaya Kazan, a mãe de Zhanna disse que a influenciadora morreu devido a uma infecção semelhante à cólera, que foi exacerbada por sua alimentação extremamente restritiva.
Segundo os especialistas, uma dieta vegana não é ruim por si mesma; no entanto, por não contemplar alimentos de origem animal, a dieta deve ser acompanhada de perto por um nutricionista especializado no assunto. Isso porque, ainda segundo os especialistas, há alguns nutrientes indispensáveis à saúde que dificilmente podem ser extraídos de alimentos de origem vegetal.
Todo extremo é ultra PREJUDICIAL
Deu sua contribuição para salvar o planeta não consumindo carne, já que o gado produz gases do efeito estufa. Penso que os ambientalistas deveriam render muitas homenagens a ela.
O radicalismo sempre resultara em prejuizos. Todo o exagero jamais ira terminar bem.
Tao bonita, que tristeza perder essa beleza.