publicidade
No Ponto

Advogados de Daniel Silveira apontam erro material em decisão de Moraes

Defesa do ex-deputado se manifestou no âmbito de ação na qual solicitou remição de pena e progressão de regime por excesso de prazo

alexandre de moraes; golpe
O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF, em Brasília, DF - 5/12/2024 | Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Nesta quinta-feira, 28, os advogados de Daniel Silveira apontaram o que seria um “erro material” do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em uma decisão do juiz do STF. Oeste obteve a ação em primeira mão.

A defesa do ex-deputado protocolou ontem um pedido de remição de pena e progressão de regime por excesso de prazo.

Receba nossas atualizações

No entanto, o despacho de Moraes solicitou manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) apenas sobre a remição, sem mencionar a progressão de regime.

Dessa forma, os advogados Paulo Faria e Michael Robert requereram o “chamamento do feito à ordem”, para o despacho ser retificado de modo a constar, expressamente, o pleito de progressão do regime semiaberto para o aberto.

Remição da pena de Daniel Silveira

Daniel Silveira
O deputado Daniel Silveira, durante debate da emissora Bandeirantes à Presidência da República, realizado na cidade de São Paulo – 28/8/2022 | Foto: André Ribeiro/Futura Press/Estadão Conteúdo

Conforme Faria e Robert, Silveira já cumpriu os requisitos objetivos e subjetivos previstos na Lei de Execução Penal.

De acordo com documento obtido em primeira mão por Oeste, a defesa detalha que o ex-deputado obteve 113 dias de remição de pena, em virtude de atividades como cursos profissionalizantes, leituras e trabalho na Colônia Agrícola de Magé (RJ).

Entre os livros validados pela comissão de leitura estão Crime e Castigo, O Príncipe, Memórias Póstumas de Brás Cubas, 1984 e A Revolução dos Bichos.

Leia também: “Governo na UTI”, reportagem publicada na Edição 284 da Revista Oeste

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Daniel BG
    Daniel BG

    Esse “centrão” que se tornou mais visível com a eleição do grande defensor da liberdade, o Jair Bolsonaro, também logo mostrou para que serve. A posição covarde da maioria dos parlamentares que concordava com a prisão de Silveira também estava enterrando a viva democracia que se esboçava.

  2. Amaury G Feitosa
    Amaury G Feitosa

    AÍ COMEÇOU A DITADURA DA SuVeNa …. O deputado SILVEIRA foi uma das primeiras vítimas da corte do mal sob a irresponsabilidade e rendição da Câmara Federal, indultado por Bolsonaro que tinha poder e direito a fazê-lo para massacrá-lo violaram a CF e nenhuma reação houve quando teria sido a hora, e ao presidente foi mostrado isto por muitos, de avocar o Estado de Emergência face o judiciário interferir no executivo mas com o legislativo já dominado fez ouvidos moucos E tudo isto TERIA SIDO EVITADO mas imaginando vencer facilmente a eleição aceitou e foram avançando até chegar na sua prisão ilegal, fatal, inevitável e humilhante, a omissão presidencial infelizmente o fez algoz de si e levou o país ao caos.

  3. Maria da Graça Costa de Melo
    Maria da Graça Costa de Melo

    Não seria “remiSSão”? (só corrigindo)

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.