publicidade
No Ponto

Judeu, Alcolumbre reage a ataque antissemita na Austrália

O presidente do Congresso afirma que o atentado foi ‘cruel e movido pelo ódio’

O presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (União-AP)
O presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (União-AP) | Foto: Carlos Moura/Agência Senado

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), repudiou o ataque antissemita que ocorreu contra uma comunidade judaica em Sydney, durante o acendimento da primeira vela de Chanucá.

+ Presidente de Israel lamenta ataque contra judeus em Sydney: ‘Antissemitismo assola Austrália’

Receba nossas atualizações

“Trata-se de um ato cruel, movido pelo ódio e pelo antissemitismo, que fere valores fundamentais como a vida, a liberdade religiosa e a convivência pacífica. Na condição de judeu, sinto de forma ainda mais profunda a dor deste momento.”

Alcolumbre, que é judeu, disse ter recebido a notícia do atentado na praia de Bondi deste domingo, 14, com “profunda tristeza e indignação”. “Resultou em mortes e deixou dezenas de pessoas feridas”.

“Na condição de judeu, sinto de forma ainda mais profunda a dor deste momento e expresso minha solidariedade às famílias das vítimas, aos feridos e à comunidade judaica da Austrália e do mundo inteiro”, afirmou. “O terrorismo, motivado pelo antissemitismo ou por qualquer outra forma de ódio, é inaceitável. O Congresso Nacional se une às manifestações internacionais de repúdio e reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e da liberdade religiosa.”

Israel fala em ‘onda enorme de antissemitismo’ na Austrália

A manifestação de Alcolumbre ecoa diretamente a fala do presidente de Israel, Isaac Herzog, que cobrou publicamente o governo australiano.

“Inúmeras vezes apelamos ao governo australiano para que tome medidas e lute contra a enorme onda de antissemitismo que assola a sociedade australiana”, declarou.

A declaração de Herzog deixa claro que o episódio deste domingo não foi tratado como um ataque isolado, mas como resultado de um cenário “fora de controle” — expressão usada por assessores israelenses.

Herzog encerrou sua mensagem com pesar: “Nossos pensamentos e orações estão com a comunidade judaica de Sydney e com toda a comunidade judaica australiana neste momento terrível”.

O atentado

O atentado ocorreu em Bondi Beach, um dos cartões-postais da Austrália. Doze pessoas morreram e várias ficaram feridas quando dois homens armados abriram fogo contra centenas de judeus reunidos para a celebração de Chanucá. A polícia prendeu um dos suspeitos e baleou o outro, que morreu no local.

+ Entidades judaicas condenam ataque contra judeus na Austrália

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

12 comentários
  1. Fabian Berman
    Fabian Berman

    O Alcolumbre deveria pressionar o governo ou desgoverno para normalizar as relações com o Estado de Israel e se afastar dos terroristas do Hamas.

  2. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    Poderia honrar a memória de judeus cumprindo um mandato exemplar para com os brasileiros.🤡

  3. ELIAS
    ELIAS

    Deveria manifestar seu repúdio às manifestações antissemitas do presidente Lula e de ministros. A omissão de políticos em relação ao tema é combustível para extremistas que preparam atentados terroristas.

  4. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    ALCOLUMBRE, SÓ LEMBRE QUAL É A POSIÇÃO DE LULA EM RELAÇÃO AO POVO JUDEO !

  5. MB
    MB

    Ele é um BRASILEIRO. A fé dele só interessa a ele e ao seu Deus. Se David é Judeu, Cristão, Espírita… não importa. Foi eleito Senador e eleito Presidente do Senado.
    Ele, David, Presidente do Congresso Nacional, é um péssimo Presidente. E é um político péssimo e muito ruim para os verdadeiros Democratas que amam o Brasil.
    Não devemos NUNCA misturar religião com política!

  6. Gladis Eleonor Migliavacca Ballardin
    Gladis Eleonor Migliavacca Ballardin

    Esse judeu? Q n se indignou com as atrocidades feitas e ditas pelo chefe mor dele nine o sem dedo? Vergonha. Se o judaísmo tivesse um presidente te escorraçaria da face da terra. Podre de um pústula

  7. Marcia Guimarães
    Marcia Guimarães

    Esse não tem moral para se indignar. Um judeu sem caráter que beija pé de um antissemita ladrão como Lula.

    1. MB
      MB

      Mau caráter sim.. Porém é Judeu e tem todo o direito de se indignar

  8. Paulo César da Conceição
    Paulo César da Conceição

    Bandido! Reaja ao o que está acontecendo no Brasil sob a sua batuta. Torço para que vc se lasque!

  9. David S
    David S

    Essa coisa, não é porcaria nenhuma.
    O sentimento patriótico desta besta, é a vitamina R$al….

  10. ANTONIO MARCOS MARTINS DE ANDRADE
    ANTONIO MARCOS MARTINS DE ANDRADE

    O Judeu mais covarde do mundo é brasileiro ?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade