Durante a cerimônia de abertura do Ano Judiciário no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira, 1º, o presidente Lula imitou um dos costumes próprios do ex-presidente Michel Temer: o uso da mesóclise em discursos. Isso ocorre quando o pronome aparece no meio do verbo.
“O que temos de ter consciência é que poder-se-á não gostar do Congresso Nacional, mas ele é o resultado da quantidade de informações e do humor no dia da votação”, disse Lula, diante dos ministros.
Nesse caso, o uso da mesóclise está incorreto. Isso porque a partícula “que” atrai o pronome (se). A frase correta deveria ser: “O que temos de ter consciência é que se poderá não gostar do Congresso Nacional, mas ele é o resultado da quantidade de informações e do humor no dia da votação”.
Relacionadas
“Descrença da política”
Em seu discurso, Lula elogiou a “retomada da harmonia” entre os Poderes. “Nunca mais alguém deve ousar duvidar da política deste país nem desacreditar da política”, disse o presidente. “O que aconteceu neste país foi resultado da descrença da política pelo povo brasileiro.”
E prosseguiu. “Portanto, temos de respeitar e só mudar quatro anos depois, quando tiver uma próxima eleição. Assim que a gente vai sustentar definitivamente a democracia mais longínqua que conseguimos conquistar na República Federativa do Brasil.”
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Tenham a certeza que se der uma página a ele para uma redação, essa erudição toda no idioma português cai por terra, pois malemá sabe escrever o próprio nome por extenso!
O sapo tá querendo se disfarçar de vampirão, quem sabe assim os insentões ficam mais calminhos!!
Só não é mais canalha por falta de espaço. O PT não deu 1 dia de folga nos 4 anos do governo anterior. Vai apanhar muito daqui pra frente.
vou me mudar para sucupira, lá não temos essa vergonha!!!!!
Melhor ouvir asneiras que ser surdo
A única chance que temos é da justiça Divina pois, a dos 3 poderes não existe mais nem um sopro. Acabou.
O Presidente do Nordeste é terrível.
Treinou com a fisioterapeuta a semana inteira 3 vzs ao dia!
Esse congresso é o produto da esperança dos brasileiros em um pais melhor, frustrada pela eleição de um ladrão, libertdo pela Súcia de Trambiqueiros e Safados.
Eles continuam falando em democracia, mas a maioria do povo brasileiro sabe que estamos na ditadura, eles estão tentando mentir diariamente em democracia para tentar que vire verdade
Isso é política tão apregoada pelos cantos da nação atualmente. Rrsrsrs. Voltamos ao status “quo”. Remamos e morremos na praia.
O condenado corrupto desacreditou e até avacalhou o uso da mesóclise. Que desmoralização de um país ter um presidiário neste posto. É um insulto. Uma desgraça. Um ultraje.
Sempre será um semi analfabeto
“Nunca mais alguém deve ousar duvidar da política deste país nem desacreditar da política”
E nesta frase Lula usou uma paródia.
ROUBOU ATÉ A MESÓCLISE…kkkk
Do outro ladrão…kkkk
Quando aplicamos a teoria do caos ( a idéia de que há padrões escondidos em eventos aparentemente imprevisíveis ) à forma como o regime petralha vem atuando no governo da nação brasileira, podemos perceber o ponto no qual a estabilidade se torna uma instabilidade ou a ordem se muda para desordem.
Qdo voce observa a conduta do STF, fica evidente que há conecções espúrias, nefastas, e escondidas no relacionamento entre S.T.F. e Luladrão, as quais tem a aparência de eventos aleatórios, incontroláveis, como por ex: o resultado manipulado das eleições de 2022.
Quando ele diz: “Tem que respeitar e mudar somente quatro anos depois” Ele esta mostrando que há um receio de que o novo congresso faça um Plebiscito para avaliar a conduta do charlatão na presidência e fique claro que o povo esta descontente.
O canalha quer para si a paz que não deu a Bolsonaro. Terá o inferno permanente.