publicidade
No Ponto

O drama da mulher de 71 anos condenada a 14 pelo STF

Corte sentenciou ex-professora pelo 8 de janeiro, mesmo sabendo da realização de uma cirurgia delicada em virtude de um acidente

8 de janeiro
Iraci Nagoshi, de 70 anos, no Dia das Mães de 2022 | Foto: Divulgação

Em 4 de março, a defesa da ex-professora Iraci Nagoshi comemorou a autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para remover a tornozeleira, a fim de a aposentada fazer uma cirurgia delicada, em virtude de uma queda em que quebrou o fêmur esquerdo quatro dias antes.

O advogado Jaysson França, contudo, foi surpreendido ao saber que horas depois, naquela mesmo data, o STF condenara a idosa de 71 anos a passar os próximos 14 de sua vida na cadeia, por cinco crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa. Iraci terá ainda de pagar cem dias-multa, cada dia-multa no valor de um terço do salário mínimo.

Receba nossas atualizações

8 de janeiro
Manifestantes durante invasão aos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023 | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em menos de 24 horas depois da cirurgia bem-sucedida, agentes do Centro de Detenção Provisória de Santo André (SP) foram à unidade de saúde recolocar o equipamento na mulher, relatou o consultor de empresas Newton Nagoshi, um dos filhos de Iraci, que luta contra um câncer desde 2019.

A família preferiu ocultar de Iraci a sentença que ela recebera, com receio de interferir no procedimento médico que ocorreria dali a três dias. Apenas no domingo 17 é que Iraci soube do veredito do STF. “Ela já esperava”, disse Nagoshi a Oeste. “Pois é o que está acontecendo com todos os presos.”

Quem é Iraci Nagoshi

Moradora de São Caetano do Sul (SP), Iraci é ex-professora de português e diretora aposentada. A idosa ficou oito meses detida na Colmeia. Desde agosto, ela usa tornozeleira.

Um dia antes do 8 de janeiro, Iraci pegou um ônibus com um grupo de pessoas e viajou a Brasília. No dia do protesto, ela estava na Praça dos Três Poderes e entrou no Palácio do Planalto. O advogado sustentou que ela o fez para se refugiar das bombas de efeito moral que a polícia jogou e que não cometeu vandalismo.

Segundo a defesa, nas primeiras semanas em que ficou detida, Iraci teve de dividir uma cela pequena com mais de dez pessoas, além de tomar banhos frios e se alimentar mal.

Iraci tem ainda transtornos passivos, diabetes, hipertireoidismo e dislipidemia. Após conseguir a liberdade condicional, teve uma paralisia em um dos lados do rosto, que precisou de tratamento.

Leia também: “A inocência assassinada”, reportagem publicada na Edição 208 da Revista Oeste


A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

34 comentários
  1. Leoni Ribeiro Pereira
    Leoni Ribeiro Pereira

    É triste/preocupante precisar da justiça no Brasil.

  2. Oswaldo Galvão Carvalho
    Oswaldo Galvão Carvalho

    o que está acontecendo é um verdadeiro absurdo jurídico.
    o congresso nacional precisa deixar de ser “COVARDE” e agir a favor da lei, da liberdade e da verdade.
    ladrões são colocados na rua a todo o tempo.
    políticos desonestos recebem diplomas de honestos o tempo todo, inclusive CONDECORAÇÕES …..
    O Brasil está de cabeça para baixo.
    pobre e podre BRASIL.

  3. Denise Boechat Wigderowitz
    Denise Boechat Wigderowitz

    Onde isso tudo vai dar ? É um absurdo após o outro !

  4. Lauro Patzer
    Lauro Patzer

    A condenação foge de toda a lógica processual. É construída em cima de uma narrativa não provada. Condenação virtual sem o olho no olho com a defesa em cima de acusações construídas.

  5. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    É assim que acontece no brasil-de-lula. A sede de vingança da junta que governa o país não diminui. Não é fácil acreditar que uma pessoa como essa senhora possa ter cometido o crime de “abolição violenta do estado democrático de direito”, até porque essa coisa já não existe no Brasil há pelo menos cinco anos.

  6. paulo a. neal boldrin
    paulo a. neal boldrin

    O GRANDE RESPONSÁVEL É A IGNORÂNCIA DO POVO BRASILEIRO

  7. Alessandro Nogueira Silva
    Alessandro Nogueira Silva

    Idolatria, fanatismo… nunca acabou bem. Não acabará bem nem para a mídia que insiste em defender cegamente Bozonaro, o único responsável pelo retorno do grande 1mpostor ao Palácio do Planalto. Quem sabe os néscios acordem e percebam que será ótimo Bozo ficar inelegível, só assim uma pessoa gabaritada – e não será alguém da família Bozal – poderá tirar o país do atoleiro. Dito isso, o que está se vendo é constrangedor, é perverso: o Judiciário não faz justiça, faz vingança, em conluio com o PresiDENGUE e a Polícia Federal. M@lditas sejam estas terras.

  8. Sidevaldo Macedo
    Sidevaldo Macedo

    É revoltante uma coisa dessa. Impressionante é como os outros poderes consideram tudo normal. O Executivo tem interesse nas injustas prisões e condenações, mas não dá para entender o Congresso, especialmente o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

  9. Reginaldo Corteletti
    Reginaldo Corteletti

    Temos o nosso Freisler no Brasil. (“Nos julgamentos teatrais que presidia, humilhar os réus era uma constante. Hoje, a sua atuação remanesce como símbolo da depravação do sistema judiciário alemão em favor do nazismo”). Nosso Temos o nosso Freisler no Brasil. (“Nos julgamentos teatrais que presidia, humilhar os réus era uma constante. Hoje, a sua atuação remanesce como símbolo da depravação do sistema judiciário alemão em favor do nazismo”). Nosso Freisler terá que trabalhar mais, já que na sua conta tem uma morte até agora. Mas, tem a seu favor a prisão em massa inocentes, e continua trabalhando firme. Seu nome também estará registrado na história, como o de Freisler. Vocês sabem quem é?

  10. Vanda Spanholi
    Vanda Spanholi

    Meu Deus ! Quanta crueldades com esses presos do dia 8 ,isso e um Holocausto ????????????????

    1. Andrew Webb
      Andrew Webb

      Holocausto seria se todos os presos fossem sistematicamente escravizados, depois executados e então incinerados como lixo. Então não é. Mas mesmo assim estamos todos horrorizados com a violência pela qual esta senhora, e muitos outros, estão injustamente passando.

    2. Alessandro Nogueira Silva
      Alessandro Nogueira Silva

      Affffffffffffffffffffffffffffffffffffffff… ???????????????????? por essas e outras o PresiDENGUE faz o que quer.

  11. Vanda Spanholi
    Vanda Spanholi

    Meu Deus ! Quanta crueldades com esses presos do dia 8 ,isso e um Holocausto ????????????????

  12. Ana Carolina Zuliani Maganha Paniago
    Ana Carolina Zuliani Maganha Paniago

    É tão absurdo que dá vontade de chorar! Justiça parcial!

  13. COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA
    COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA

    QUE ABSURDO !!! ESTAMOS NUMA JUSTIÇA DE PARTIDO !!! ACABOU A JUSTIÇA NO BRASIL !!!
    QUEM IRA PAGAR POR ESTES DANOS A SOCIEDADE BRASILEIRA ????

  14. REGINALDO MARCOS DA SILVA SANTOS
    REGINALDO MARCOS DA SILVA SANTOS

    Injustiça Suprema. Tirana e Perversa. Violência pura contra o povo apenas por protestar contra os abusos que ocorrem há anos.

  15. ARDROVANNI CIPOLATTO
    ARDROVANNI CIPOLATTO

    Absurdo dos absurdos. Esses canalhas do STF pagarão muito caro por sua covardia e traição. Deus vingará todas essas pessoas brutalmente criminalisadas.

  16. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    O Dona Iraci. Receba meu carinho e minha admiração.
    Triste e revoltado estou pq não vejo bandidos serem tratados com todo esse rigor.
    Gente sem senso de justiça e sem coração.

  17. LEO FERREIRA PINTO
    LEO FERREIRA PINTO

    Um absurdo, inocentes sendo.condenados é criminosos sendo inocentados, isso é Brasil.

  18. Vanessa Días da Silva
    Vanessa Días da Silva

    Até agora o que constatei foi que a policia atacou com bombas os manifestantes desarmados e que estes procuraram refugio. Quem vai indiciar o comando da policia que deu a ordem de atacar cidadaos desarmados? Essa ordem deve ter partido do gordo que assistia a tudo de camarote. Onde estão os infiltrados? Morreram? Foram para o exterior? Presos eles não estão.

  19. Paulo César da Conceição
    Paulo César da Conceição

    Que absurdo! Nós estaremos vivos pra ver o Xandão e sua trupe, pagarem por tudo que estão fazendo com essas pessoas, e o Brasil. Demônios!!!

  20. Roque Roberto Lima do Espírito Santo
    Roque Roberto Lima do Espírito Santo

    Somos reféns do sistema mais corrupto do universo.

  21. Marcus Magalhães
    Marcus Magalhães

    Os vermes do judiciário pessoas mais odiadas no Brasil estão retroalimentando da desgraça da dor dos pobres querem nos comparar a eles não somos iguais a vocês seus mer#das, somos patriotas contrários ao golpe que deram quando descondenaram um pilantra ladrão para compartilhar o poder . Queimarão no fogo do inferno todos envolvidos nessa trama macabra . Exigimos liberdade para todos os patriotas .

  22. Moisés Fróes
    Moisés Fróes

    Esses pilantras, corruPTistas , vagabundos, merecem morrer…GUERA CIVIL JÁ!

  23. TALITA CASTRO DE FREITAS
    TALITA CASTRO DE FREITAS

    É um tirania , maldade, truculência, selvageria q só antes eram feitas por criminosos cruéis, traficantes impiedosos
    Só falta colocar fogo em Brasilia como fez Nero em Roma
    Um caso patológico muito grave !

  24. Celso Iazzetti D Elia
    Celso Iazzetti D Elia

    Por enquanto, a esperança é apenas que exista um inferno, onde queimem eternamente as almas dos tiranos do STF e todos os fascistas cheios de ódio que não querem entender que o único crime dessas pessoas foi estar indignada, por um dos maiores corruptos da história voltar à cena do crime.

  25. MNJM
    MNJM

    A cada dia ficamos mais indignados com tanta tirania do STF.
    Condenam os cidadãos para justificar as atrocidades cometidas pelo tirano que destrói o país.
    Pior que o cretino do Rodrigo Pacheco assisti td de camarote e nada faz. Seu foco é concorrer a eleição p Governador de MG.
    Tenho fé que levará um chute no traseiro. COVARDE.

    1. Anísio Silva Horta
      Anísio Silva Horta

      DISSO VC PODE TER CERTEZA. ESSE SAFADO JAMAIS SERÁ ELEITO PRA ALGUM CARGO. SERÁ JOGADO NA LATRINA DA HIST9RIA.

  26. Laercio Stella
    Laercio Stella

    INFELIZMENTE A NARRATIVA DO GOLPE, QUE TENTAM SUSTENTAR À QUALQUER CUSTO, OS LEVA A TOMAR DECISÕES SEMPRE PIORES, ILEGAIS, INCONSTITUCIONAIS E FORA DO EMBASAMENTO JURICIDO, EM RELAÇÃO ÀS QUE JÁ HAVIAM TOMADO. ESTICARÃO MAIS E MAIS A CORDA. NÃO TEM RETORNO. RETORNAR SERIA CONFESSAR O CRIME. NÃO TERÃO SAÍDA. SERÃO TODOS DESMASCARADOS E ESSE MOMENTO ESTÁ PRÓXIMO. PAGARÃO PELOS CRIMES COMETIDOS. HÁ, AINDA, MUITAS IMAGENS DO 08 DE JANEIRO QUE NÃO FORAM DIVULGADAS E AS IMAGENS NÃO SERÃO NADA AGRADÁVEIS PARA OS VERDADEIROS AUTORES DO GOLPE.

  27. James
    James

    QUE CURIOSO !
    Tem um idoso, condenado por nove juízes , que continua livre, leve e solto, torrando o dinheiro do povo, com viagens inúteis, na época das lives, onde ele não faz nenhum sucesso!
    Esse caso, a corte suprema é completamente suspeita, são todos indicados dele, por isso o processo deveria voltar para a primeira instância e o velhinho ser aposentado compulsoriamente, mas, como disse a filha do mesmo :
    OBRIGADO MAÇONARIA !
    Dom Pedro, foi um estúpido !

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.