Enquanto prepara o partido para a fusão com o PSL, o presidente nacional do Democratas (DEM), ACM Neto, deixa no ar a possibilidade de a legenda apoiar um nome do PSDB nas eleições de 2022 — desde que não seja o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
Segundo o ex-prefeito de Salvador, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que disputará com Doria a indicação tucana nas prévias da legenda, é um nome capaz de agregar mais forças políticas à eventual candidatura.
Leia mais: “ACM Neto descarta apoio do DEM a Doria: ‘Diálogo está obstruído’”
“Leite é um nome mais agregador, que permite uma construção política mais ampla. Seja no sentido de apoiar ou de ser apoiado”, afirmou ACM Neto em entrevista ao jornal O Globo. “Caso se pretenda viabilizar um projeto maior, é preciso ter uma visão coletiva, e não individual. Precisa ser um projeto de uma construção mais ampla, como é o de Leite.”
Leia também: “Deputado apresenta pedido de CPI da Propaganda do governo Doria”
Aliado histórico do PSDB nas disputas pela Presidência da República, o DEM (ex-PFL) esteve ao lado dos tucanos desde 1994. Embora o apoio em 2022 não esteja totalmente descartado, o objetivo da legenda é confirmar a fusão com o PSL e lançar um nome próprio do novo partido ao Palácio do Planalto.
Leia também: “‘Sempre votamos juntos’, diz FHC em encontro com Tasso e Leite”
Em maio deste ano, como registrou Oeste, ACM Neto já havia praticamente descartado o apoio do DEM a Doria caso o governador paulista fosse candidato à sucessão do presidente Jair Bolsonaro. “Não vamos comprometer essa relação de amizade histórica dos dois partidos. Mas, neste momento, o diálogo com Doria está obstruído”, disse, na época.
Nem Doriana e nem Leite azedo, são duas frutas podres do mesmo saco, o povo paulista e gaúcho não merecem esses dois no governo 🤮
O povo baiano já passou por maus pedaços e está mais consciente do valor do seu voto e certamente vai evitar Magalhães, Dória e Eduardo Leite.
Doriana e Leite , sei não…