A quarta-feira, 18, no Congresso Nacional será marcada pela sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro. A expectativa é de que o relatório seja votado hoje.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste
Se confirmada, a votação vai ocorrer conforme o programado inicialmente, um dia depois da leitura do relatório final. O material apresentado pela relatora do colegiado, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), conta com mais de 1,3 mil páginas.
Leia mais:
No relatório, Eliziane poupou aliados do governo federal. Ela não pediu, por exemplo, o indiciamento do general Gonçalves Dias, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.
À frente do GSI no início do atual governo Lula, Dias foi informado desde 5 de janeiro dos riscos de invasões a prédios públicos nas manifestações que ocorreram, em Brasília, em 8 de janeiro. Ele deixou o cargo em 19 de abril, depois de imagens o mostrarem no Palácio Planalto no momento dos protestos — Dias aparece, inclusive, interagindo com invasores.
No relatório, Eliziane pede o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de aliados dele. A lista conta com 61 nomes, incluindo a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-ajudante de ordens da Presidência da República Mauro Cid.
Em nota, a defesa de Bolsonaro classificou o relatório de Eliziane como “parcial e tendencioso”.
Assista ao vivo à votação do relatório da CPMI do 8 de Janeiro
A sessão em que deverá ocorrer a votação do relatório da CPMI do 8 de Janeiro é transmitida ao vivo pelo canal no YouTube da TV Senado.
A votação não ocorrerá, contudo, de imediato. Isso porque a análise por parte da comissão será feita somente depois de discussão entre senadores e deputados federais.
Ao todo, 35 parlamentares estão inscritos para falarem na sessão. Desses, 30 são membros da CPMI e terão dez minutos — cada um — para tecerem discussões sobre o relatório. Os outros cinco, que não integram a comissão, terão direito a três minutos de fala.
Para ser aprovado, o relatório assinado por Eliziane Gama precisa ter o aval da maioria da CPMI. Se o material for rejeitado pelos parlamentares do colegiado, o relatório formulado pela oposição terá vez — nesse, há pedidos para indiciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Justiça, Flávio Dino, Gonçalves Dias e mais três pessoas.
Leia também: “A escudeira de Flávio Dino”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 183 da Revista Oeste
La Vache, como dizem na França.
Esta está sendo paga a peso de ouro…