Ativismo do STF começa a preocupar a imprensa

Editorial do jornal O Globo critica a interferência da Corte em outros Poderes
-Publicidade-
Estátua da justiça localizada na frente do prédio do STF | Foto: Shutterstock
Estátua da justiça localizada na frente do prédio do STF | Foto: Shutterstock

O jornal O Globo publicou nesta quarta-fera, 15, um editorial com críticas ao “ativismo do Supremo Tribunal Federal (STF)”. Segundo a publicação, “a Corte, que deveria manter-se equidistante e alheia às paixões, parece a cada dia mais contaminada pelo noticiário, como se devesse prestar contas à opinião pública, não à lei ou à Constituição”. Até então, apenas Oeste e outros poucos veículos de comunicação haviam chamado atenção para o tema.

A publicação cita a mais recente decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, de dar cinco dias para o governo do presidente Jair Bolsonaro tomar providências nas buscas ao indigenista e ao jornalista desaparecidos na Amazônia, “como se isso tivesse algum poder de acelerá-las — ou algum cabimento”.

O editorial ressalta ainda que o ministro Edson Fachin, por sua vez, “se esforça para desvencilhar-se da desavença insólita que ele próprio alimentou com os militares em torno das urnas eletrônicas. E Gilmar Mendes teve nesta semana de reafirmar o óbvio, dizendo que o Supremo não é ‘partido de oposição ao governo’. Não é mesmo, nem jamais deveria ser”.

-Publicidade-

O Globo citou que “não é de hoje que o STF invade competências de outros Poderes”. “Nem é preciso recorrer a casos rumorosos, em que o tribunal assumiu papel nitidamente político, como os inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos, a prisão do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) ou os esforços por disciplinar as redes sociais”, informou. “As decisões contaminadas pelo ativismo podem ser as mais corretas e proteger direitos essenciais, mas isso não impede que abram precedentes perigosos.”

Leia também: “Constituição em frangalhos”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 116 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

37 comentários Ver comentários

  1. Essa senhora parece que tem raiva e birra de motociata ou motociclista, tem carro
    blindado e seguranças à disposição, hipocrisia total da militante.

  2. Depois da visita do PR ao bidê chamado por ele próprio, muita coisa está desenrolando, é a comissão dos direitos humanos pedindo explicações do inquérito ilegal das fake news, são esses editais soltos pela imprensa … o quê está por trás disso tudo? O mundo precisa do Brasil para ter alimentos e o Brasil precisa estar bem para poder atender os outros países que estão implodindo por culpa deles mesmos, ou seja, não se mexe em time que está ganhando, esse governo é vencedor e o mundo está reconhecendo isso, finalmente! Daí o Odia da oposição e da mídia corrompida 🤷🏻‍♀️

  3. Não confio nessa imprensa, eles lançam esse edital mas não deixam de atacar o Bolsonaro e seus eleitores e aliados e quando falam do 5TF é de levinho, fazendo uma crítica leve! Onde eles estavam há anos atrás quando o Toffoli resolveu abrir o primeiro inquérito totalmente ilegal, o do amigo do amigo do meu pai? E onde estavam também em casa uma das decisões criminosas que os iluministros tomaram nesses últimos anos?

  4. A imprensa ninja em geral, está abrindo os olhos e chegando a constatação que o presidiário se eleito vai sim colocar redeas curtas, tanto na imprensa quanto nas redes cosiais, então nunca é tarde para abrir os olhos, só não enxerga o momento da ditadura de toga que estamos viviendo, ou é cego de conviniência.

  5. Aconteceu alguma coisa realmente, Globo reclamando do $TF e Metrópoles denunciando milícia digital de disparos em massa da CUT… muito estranho. A ver.

  6. .. se a GLOBOlixo se incomodou algo pôdre tem no reino da Dinamarca é claro .. ou a não renovação da concessão foi negociada e dobraram o Bolzão? duvidem não.

  7. globo ordinário só agora começa a fala a vderdade que deveria ter sido dito na primeira vez que esse stf feriu de morte a nossa CF e criar um processo do fim do mundo (fakenews) sem nenhum respaldo de processo jurídico sob um crime não existente nos alfarábios do Código Penal? (segundo JR Guzzo nos 361 artigos do Código Penal Brasileiro! É muita safadeza desse jornaleco desonesto.

  8. Tá chegando a hora da renovação da concessão da Globo aí eles resolvem ver o que já está acontecendo a mais de 3 anos . Será mera coincidência?

    1. Mais, ordens ilegais não se cumprem, depois do ramagem o gov ter voltado atrás a boiada não para de passar, ali se demonstrou toda fraqueza e vagabundos vê isso de longe.

      1. Discordo de você. Se o governo tivesse peitado o stf naquela altura da indicaçao do Ramagem, daria muniçao para taxarem Bolsonaro de tudo quanto é rótulo ruim, e o stf sairia de guardião da democracia. Pois bem, este “boi” passou e depois a boiada. Ocorre que uma boiada é muito mais visível do que um boi. Eles meteram os pés pelas mãos, ficaram à vontade, enguliram corda e agora tá todo mundo de saco cheio, revoltado com este STF DE REPÚBLICA BANANEIRA e seus absurdos.

  9. Tudo se caminha para vitória de Bolsonaro no primeiro turno , também para um congresso e senado com maioria da direita e Bolsonaro indica dois ministros do STF e com certeza teremos no mínimo de 3 a 4 ministros impeachmados , não é sonho é só termos uma eleição limpa e o Brasil deslancha para primeiro mundo .

  10. Onde eu estava? Não me lembro. Há 2 semanas, e é muito pouco p me esquecer!
    Só lembrar o momento? Um instante? Não. Foi todo um programa noturno televisivo na globolixo. Atônito tomei uma taça de bom vinho. Será?
    Meu bom Deus? O governo federalissimo fazendo propaganda na globolixo no INTERIOR DE MINAS? Eu estava em EXTREMA no sul de Minas. Não, tlvz.
    Bolsonaro falando com jovens. Valores que devem seguir. ARGUIU! Eu feliz ☺️.
    Me senti Golbery.
    Acordei.
    Verdade.
    As eleições estão ganhas.
    ACABAMOS COM O OPOSITOR supremo.
    VIVA A LIBERDADE.
    Todos unidos por uma só causa , traduzida por infinitas:
    VIVA A LIBERDADE.

    Mais um gole. Decepção.
    Ah, no sul de Minas. Situação “Extrema “.

  11. Se a Globolixo deixar o lixo para traz, nós vamos rever nossos conceitos de “grande mídia”. Não precisamos que puxe o saco do Bolsonaro. Basta falar a verdade. Emitir pareceres justos e conferidos. Distribuir notícias pelo dever moral, não por imposição do nove dedos leves ou a quadrilha do stf. Voltar a ser um veículo de comunicações.

  12. Finalmente!!!! Enxergaram o óbvio! A “Oeste”, “Jovem Pan”e jornal “Gazeta do Povo”, vêm sozinhos lutando contra o ativismo político do STF e das mentiras da esquerda… Talvez estejam vendo que pode “respingar” neles, ou, tentar salvar suas Organizações. Se for a segunda opção, talvez seja tarde demais.

  13. Editorial da Globo contra STF ? Sabem de algo que vai acontecer em breve e desconhecemos ? Começa a tentar se aproximar da direita ? Muito estranho não?

  14. Porque será que eles estão falando somente agora, uma situação que a maioria da população já dizia a muito tempo? Aí tem, vamos ficar alertos!

  15. “Seu” Cristyan: lembra que até o Lula falou mal do STF recentemente? Ele já tinha falado na época do petrolão. Agora, até o Globo se deu conta do escandaloso STF. Só falta agora a Miriam Leitão falar mal dos ministros nomeados pelo PT. Só para puxar a brasa para nosso lado: incluindo a JP e a Oeste, nós leitores já falávamos disto antes da revista e antes da JP. O Facebook (redes sociais) não perdoam. É só ver o histórico do pessoal para ver as opiniões abalizadas sobre a atuação do STF e do TSE. As outras instâncias inferiores coloquem as barbas de molho…

  16. A Grobe já sabe que o mito vai ser reeleito no primeiro turno com mais de 65% dos votos válidos.

    A turma do deixa disso vai reassumir o controle da emissora e salvar sua concessão.

  17. VCS PODEM CONTINUAR MENTINDO, AFINAL OS ESCROTOS BOZOTRALHAS SÃO ALIMENTADOS DIARIAMENTE PELO ESCRITÓRIO DO CRIME DIS MILICIANOS DO PLANALTO….

    1. Deve ser muito desgastante e infeliz viver assim como vc, acordar todos os dias e tentar subverter a realidade dos fatos, vc está carregado de tanto ódio que já não enxerga um palmo a sua frente, mas isso tem explicação na própria psiquiatria, o esquerdismo é uma doença que dependendo do nível é irreversível, acredito que seja seu caso, teu cérebro foi simplesmente cauterizado!

  18. Olhem para isso! Se até O Globo, que tem ódio mortal pelo PR, está reconhecendo que o STF passou de todos os limites, é porque a coisa é muito séria. Será que não vão mencionar também que o condenado está pregando o controle da mídia e das redes sociais? Com silêncio ensurdecedor do mesmo tribunal! Porquê será, não é? O que esperar desse tribunal onde um dos integrantes advogou para o PCC, e hoje também preside o TSE? Não tem NENHUMA isenção!

  19. Hum… Crise de sincericídio do Fux, denúncia de milícia digital da CUT pelo Metrópoles e agora críticas ao STF da Grobe? Aí tem malandragem!

  20. Sou direita, nunca votei na esquerda, assisti Leonel Brizola fazer do Rio de janeiro terra arrasada, hoje vejo com preocupação essa patrulha ideologia voltada para a direita, não me surpreendo se as 6hs da manha a PF bater na nossa porta por crime de opinião, somente por termos ideologia diferente da deles. Que o diga Daniel Silveira.

  21. O prazo aproxima-se a passos largos… A Globo precisa renovar a concessão… Afinal, o Governo não é tão mal assim… O Bolsonaro já disse que o Fantástico apresentou uma reportagem decente… Esperemos o final da novela.

  22. Globo tem que fingir preocupação com o tema de vez em quando. Já já voltam ao normal e ficam quietos diante da tirania e do autoritarismo de membros do STF….ops, melhor dizendo, ‘ativismo’.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.