O Banco Central (BC) lançou um novo lote de 4 mil unidades da moeda que homenageia os 200 anos da primeira Constituição do Brasil. Os colecionadores poderão realizar a compra a partir desta sexta-feira, 24.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Produzida em prata, a moeda possui valor nominal de R$ 5. No entanto, será vendida por R$ 440. Os interessados podem adquiri-la por meio do site Clube da Medalha.
Formato da moeda comemorativa
Na face da moeda, apresenta-se a imagem do livro da primeira Constituição brasileira aberto. As páginas aparecem em tom sépia, o que simboliza a passagem do tempo. No reverso, há o edifício do Congresso Nacional, símbolo do Poder Legislativo.
O primeiro lote da moeda comemorativa foi apresentada em um evento realizado no Salão Norte da Câmara dos Deputados. Ela foi lançada pela primeira vez em 11 de abril.
Leia mais:
O evento de apresentação contou com a presença de representantes do BC, da Casa da Moeda e da Câmara.
A primeira Constituição do Brasil
Outorgada por dom Pedro I, a Constituição do Império foi a mais longeva da História do Brasil. A Carta Magna durou 67 anos. Por meio dela, foi instituído o Poder Moderador. Essa atribuição estava nas mãos do Imperador, que tinha um poder supra-político — não pertencia a nenhum partido — e atemporal (que não precisava passar por eleições).
Leia também: “Os 200 anos da Constituição do Império; uma Carta Magna conservadora”