MP irá liberar R$ 2 bilhões para um acordo que irá permitir a produção e distribuição da vacina no Brasil
O presidente Jair Bolsonaro vai assinar nesta quinta-feira, 6, uma Medida Provisória (MP) que irá liberar recursos para produção da vacina contra a covid-19. O compromisso está na agenda oficial do Palácio do Planalto.
Conforme Oeste apurou, serão liberados R$ 2 bilhões para o fechamento de um acordo entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca, do Reino Unido. A previsão é de que a Fiocruz inicie a fabricação das primeiras doses em dezembro deste ano e que a vacina seja disponibilizada em janeiro de 2021.
Leia também: 15 milhões de doses da vacina da Oxford chegam ao Brasil em dezembro
Aliás, no último mês, a Fiocruz, o Ministério da Saúde e a AstraZeneca assinaram o documento que firma base para o acordo entre os laboratórios. O documento trata da transferência de tecnologia e produção de 100 milhões de doses da vacina contra a covid-19. Hoje os testes estão na fase 3.
Contudo, o cronograma de distribuição nos postos de saúde ainda não foi definido. O Congresso trabalha em projetos que pretende definir o protocolo de distribuição e aplicação das doses.