O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta sexta-feira, 5, que os valores que compõem o preço final dos combustíveis sejam detalhados na nota fiscal. Segundo ele, o projeto, que deve ser enviado ao Congresso, ajudaria a monitorar cobranças abusivas.
Bolsonaro vem defendendo transparência na composição dos preços e, em entrevista coletiva com ministros e com o presidente da Petrobras, afirmou que os impostos federais sobre os combustíveis são previsíveis, já o ICMS é diferente em cada Estado e o valor varia frequentemente.
Leia mais: “O príncipe autoritário e a prefeita negra”, na edição desta semana da Revista Oeste
O presidente quer que o preço seja registrado desde as refinarias, passando pelos impostos federais, estaduais, além do custo de distribuição e margem de lucro dos donos de postos.
Para tentar baratear os combustíveis, demanda feita especialmente pelos caminhoneiros, Bolsonaro disse que o governo estuda enviar uma proposta ao Legislativo para que o ICMS incida nas refinarias ou que haja um valor fixo do imposto. Ele reforçou que não vai interferir nos Estados e na Petrobras.
Uma coisa que eu não entendo: por que os caminhoneiros não conseguem repassar o custo do combustível? Talvez pq a oferta seja grande, com a farra de caminhão barato proporcionada pela Dilma. Minha sugestão: esqueçam essas bobagens ambientalistas e no interior, interior, bota diesel sem biodiesel e sem s-10. Motores antigos.
Curioso é que, a correta ação de Bolsonaro em enviar para o Legislativo proposta para politica de tributação do ICMS, que é o tributo que mais agrava o preço final dos combustíveis, já provoca comentários de “tributaristas” chamando-o de autoritário e dizendo porque o governo federal não tira do Pis Confins (v.Infomoney). Ora ele já afirmou que negocia a redução de tributos e suas bases para calculo. Os tributaristas querem que o governo volte a interferir na politica de preços da Petrobras? É próprio de quem quer derrubar o presidente.
Já cortei o Infomoney das minhas fontes de notícias. Mas mexer com dono de posto é pior que mexer em casa de marimbondo. Ali tem de tudo, sonegação de icm, legal e ilegal, adulteração, caixa dois…e os postos que dão nota fria para deputados?? Não vai passar, a pressão já começou.