O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), anunciou nesta terça-feira, 31, que a comissão não marcará nenhum depoimento para a semana do feriado de 7 de Setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil.
Segundo o parlamentar, o período será destinado ao “desenho do relatório” final da CPI, de sua autoria e que será analisado e votado pelos demais integrantes do colegiado. Segundo Renan, a decisão de não colher depoimentos na semana do feriado foi tomada pelo presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM).
Leia mais: “CPI da Covid decide suspender depoimento de diretora da VTCLog”
“Essa é uma decisão do presidente. Em nenhum momento tinha se cogitado ouvir pessoas ao longo da semana do feriado. Porque é um feriado na terça-feira, em uma semana esvaziada, e estamos na reta final da CPI”, justificou o relator. “É muito importante que tenhamos esse tempo proporcionado pelo feriado nacional para o próprio desenho do relatório.”
Leia mais: “Nunes Marques permite que motoboy falte à CPI da Covid”
Nos bastidores, a decisão de não marcar depoimentos na semana do 7 de Setembro é atribuída à preocupação com as manifestações programadas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro justamente para o feriado. Em Brasília, os simpatizantes do governo devem se concentrar na Esplanada dos Ministérios.
Leia também: “Advogada de Bolsonaro deve buscar reparação na Justiça contra integrantes da CPI da Covid”
Na semana do dia 7, Brasília estará irreconhecível. Provavelmente haverá um “recesso branco”, tanto no Legislativo quanto no Judiciário. Toda a turma da esquerda alegará um motivo para ficar longe da cidade. A turma do Calheiros, principalmente. Eles sabem que nós sabemos “o que eles fizeram no verão passado”. Provavelmente uns irão se hospedar em jatinhos abastecidos (de combustível e dinheiro), outros ficarão escondidos debaixo de suas camas, com seus celulares desligados. Que medão, hein! A primeira “revolução” com data marcada, em toda a História.
Estão se cagando de medo do povo, covardes, usurpadores da esperança do povo. Venham p rua, seus bundões.
Essa CPI não era nem pra ter começado, com o relator que tem. Afinal governadores que receberam dinheiro da união é que deveriam ser investigados, mas o filhote do canalheiros é um deles.
Gostaria de ver deputados e senadores nas ruas no dia 07 de setembro.
va’ la’ na Paulista Renan !