Nestas eleições, houve votação para um terço das 81 vagas no Senado Federal. Das 27 cadeiras, cinco continuarão a ser ocupadas por senadores que se reelegeram. Nove senadores cujos mandatos terminam em dezembro tentaram a reeleição, mas foram derrotados.
Os outros 13 senadores não disputaram o Senado: ou não tentaram outras vagas, como a Câmara Federal, o governo do Estado e a Presidência, como Simone Tebet, ou não concorreram a nenhum cargo eletivo, como Fernando Collor de Mello (PTB-AL) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).
Veja a lista de senadores que deixam a Casa em dezembro:
Acre: Marilza Gomes (PP), não disputou a reeleição.
Alagoas: Fernando Collor (PTB), Collor concorreu ao governo alagoano, mas foi superado pelos seus adversários, Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (União), que agora disputam o segundo turno. Ele não terá mandato em 2023.
Ceará: Tasso Jereissati (PSDB) não se candidatou à reeleição e a nenhum outro cargo.
Distrito Federal: Antonio Reguffe (sem partido), eleito em 2014 com mais de 800 mil votos, não se candidatou à reeleição e, nestas eleições, abriu uma empresa de consultoria para campanhas políticas.
Espírito Santo: Rose de Freitas (MDB) fez 38% dos votos e não conseguiu a reeleição. Magno Malta (PL) conseguiu a vaga de senador, com 41,95% dos votos.
Goiás: Luiz do Carmo (PSC), que não disputou a reeleição e nenhum outro cargo.
Maranhão: Roberto Rocha (PTB) não conseguiu se reeleger. Ele ficou 35% dos votos, ante 62% de Flávio Dino (PSB).
Mato Grosso do Sul: Simone Tebet (MDB), que disputou a Presidência da República e terminou em terceiro lugar.
Minas Gerais: Alexandre Silveira (PSD) disputou a reeleição, mas acabou derrotado por Cleitinho (PSC), que fez 41% dos votos
Pará: Paulo Rocha (PT) não disputou a reeleição.
Paraíba: Nilda Gondim (MDB) não disputou a reeleição.
Paraná: Alvaro Dias (Podemos), que tem uma cadeira no Senado desde 1999, disputou a reeleição, mas perdeu a vaga para o ex-juiz Sergio Moro (União).
Pernambuco: Fernando Bezerra Coelho (MDB) não disputou a reeleição.
Piauí: Elmano Férrer (PP) não disputou a reeleição. Concorreu à Câmara Federal, mas não foi eleito.
Rio Grande do Norte: Jean Paul Prates (PT) não disputou a reeleição.
Rio Grande do Sul: Lasier Martins (Podemos) não disputou a reeleição para o Senado. Tentou uma vaga na Câmara Federal, mas não foi eleito.
Rondônia: Acir Gurgaz (PDT) tentou se manter no cargo, mas teve uma derrota acachapante: ficou em quinto lugar, com apenas 7% dos votos. A vaga será de Jaime Bagatolli (PL)
Roraima: Telmario Mota (Pros) disputou a reeleição, mas terminou a votação em terceiro lugar, com 7,67% dos votos. A cadeira será de Dr. Hiran (PP).
Santa Catarina: Dário Berger (PSB) disputou a reeleição, mas ficou em terceiro lugar, com 16% dos votos. A vaga ficou com Jorge Seif (PL), que fez 39% dos votos
São Paulo: José Serra (PSDB) não disputou a reeleição para o Senado. Concorreu à Câmara Federal, mas não foi eleito.
Sergipe: Maria do Carmo (PP), depois de 24 anos no Parlamento, não disputou a reeleição. O candidato de seu partido, Laércio, foi eleito para a vaga, com 28% dos votos.
Tocantins: Katia Abreu (PP) disputou a reeleição, mas perdeu a cadeira para Professora Dorinha (União).
Cinco senadores cujo primeiro mandato se encerra em dezembro foram reeleitos:
Amapá: Davi Alcolumbre (União)
Amazonas: Omar Aziz (PSD)
Bahia: Otto Alencar (PSD)
Mato Grosso: Wellington Fagundes (PL)
Rio de Janeiro: Romário (PL)
Esses caras foram eleitos? Eu nao acredito. São candidatos do sistema, a urna os elegeu. Está aí a prova da importância de auditá-las.
Alcolumbre, Azis e Otto Alencar sendo reeleitos é brincadeira. Não tinha nada pior não?
Elegeram Omar Azis e Alcúlumbre de novo, não é possível isto.
heita nois.
Eu não consigo entender como podem reeleger Aziz e Alcolumbre. São verdadeiros coronéis em seus estados os quais só visitam a cada 4 anos. Mas que povo míope minha nossa. Em 2026 ainda teremos a gazela saltitante reeleita ! Aí é demais
Para aqueles que não compareceram para votar nas eleições de ontem, pensem no que ocorreu na Venezuela, ainda no tempo do Chaves, quando a oposição ao Chaves resolveu não votar e boicotar as eleições de lá. O Chaves não só venceu as eleições de lá como impôs um congresso que mudou a constituição e subjulgou o povo, efeito que dura até hoje. Guardadas as devidas proporções, os que não votaram ontem pensem bem porque está nas suas mãos evitar que bandidos voltem para saquear o País.
Compra de votos sempre foi praxe desses canalhas que se reelegeram….de uma forma ou de outra eles compram….
O povo do Norte e Nordeste do Brasil deveria se manifestar, indo às ruas, para protestar por estarem sendo responsabilizados pelo resultado de domingo. Assim saberíamos se o mar de verde-amarelo que vimos em suas cidades durante a campanha foi uma miragem
ESTES ABAIXO CONTINUARÃO FODENDO A NAÇÃO:
Amapá: Davi Alcolumbre (União)
Amazonas: Omar Aziz (PSD)
Bahia: Otto Alencar (PSD)
Seria prêmio pela atuação na CPI do circo? não me matem de vergonha povo tupiniquim!!!
Com certeza, estão sendo premiados por serem vassalos da imoralidade . E continuarão retribuindo estes favores aos seus senhores
Nenhum deles vai fazer falta, pela sistemática oposição contra tudo o que o Bolsonaro quis fazer pelo povo.
Salvo eventuais truques, é muito triste ver um pedófilo, ladrão, como Aziz, ser reeleito. Um incompetente, que mente até sobre o seu currículo, como oto alencar, dendê reeleito. Mas, da gosto de ver Cátia Abreu, Simone tebet, Álvaro Dias e outros, desocupando a moita da zona de conforto. Só fizeram bate boca e não resolveram nada.
Omar como o Lula foi na fraude, omar subiu com milagre com 98% das urnas, FRAUDE FRAUDE e mais FRAUDE, nao adianta fica falando mal do povo do amazonas, essa praga do omar, nunca nem vi na rua, foi FRAUDE
Parece que alguns tem a cadeira cativa!! mas o nosso PR tentou mudar isto né,
porem alguém atravessou a rua e convenceu os caras a não votarem na impressão do voto para auditagem né, na cara dura mesmo.
Omar Aziz,Alcolumbre e Otto Alencar:que desgraça.
Série que reelegeram esses trapos? Não dá p acreditar que o brasileiro é tão estúpido… só fraude mesmo p explicar, não é possível tamanha burrice
Pelo visto a maioria já vai tarde.
Surreal pensar que políticos da espécie de Aziz, Alcolumbre e Otto Alencar conseguiram se reeleger e ficarão mais oito anos trabalhando contra o Brasil.
Lamento muito Lasier Martins não ter ganho para Deputado. Foi um grande Senador.
Vcs esquecem que se lugar ganhar o executivo …ele se unirá com o criminoso fraudador stf….com a gestapo PF… com o Conselho Nacional do MP, com o conselho Nacional de Justiça…. vão perseguir e enquadra TODO MUNDO…até o Congresso Nacional…
ACORDEM!!