Revista Oeste - Eleições 2022

A narrativa do sistema eleitoral perfeito

Rodrigo Constantino escreve sobre a despedida de Edson Fachin do TSE com elogios a si mesmo e ausência de autocrítica
-Publicidade-
Luiz Edson Fachin deixa comando do TSE depois de mandato de dois anos
Luiz Edson Fachin deixa comando do TSE depois de mandato de dois anos | Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Em artigo publicado na Edição 125 da Revista Oeste, Rodrigo Constantino comenta a despedida de Luiz Edson Fachin do comando do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com exaltação ao “sistema eleitoral perfeito”. O colunista analisa o discurso do ministro, repleto de elogios a si mesmo e sem autocrítica.  

O texto fala da tentativa de imposição de narrativa sobre um sistema eleitoral invejado pelo mundo e das insinuações de golpe contra correntes que tentaram dialogar sobre a transparência do pleito brasileiro.

Leia um trecho

-Publicidade-

“Nesta semana, o ministro supremo Edson Fachin se despediu do comando do Tribunal Superior Eleitoral, com um discurso repleto de elogios a si mesmo e pitadas de poesia. Faltou, claro, um grau maior de autocrítica, ou de “semancol”, alguns diriam. Vamos esmiuçar as partes mais importantes.

‘Ao longo dos últimos 175 dias, os afazeres da Corte foram direcionados à busca por paz e segurança para as eleições gerais de 2022, o que se deu por meio do diálogo, da estruturação do combate à desinformação, da eficiência na gestão do processo eleitoral, da promoção da transparência eleitoral, integridade, diversidade.’ Foi exatamente isso, só que ao contrário.”

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 125 da Revista Oeste vai além do texto de Rodrigo Constantino. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Guilherme Fiuza, Ana Paula Henkel, Roberto Motta, Salim Mattar, Silvio Navarro, Edilson Salgueiro, Evaristo de Miranda, Bruno Meyer, Dagomir Marquzi, Joanna Williams, Bruno Freitas, Flavio Mongenstern e Iara lemos.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

8 comentários Ver comentários

  1. Lula deve desistir do pleito ainda antes do final do mês.
    O problema da candidatura de lula não decolar, é que mesmo o cidadão não vendo Bolsonaro como um cara simpático, mesmo um cidadão que tem bronca com as FFAA, enxerga atrás do ladrão gente que soltou o bandido da cadeia e detestamos.
    Vê atrás dele essa Gleise, a gazela saltitante, toda a gang asquerosa do psol e do pt.
    Vê atrás dele a CPI do circo.
    Vê atrás desse incompetente comunista gente que comprou respiradores em loja de vinhos, e recebeu vinhos.
    Gente que não pensa no pobre, apenas em poder.
    Gente impatriótica que pisa na bandeira de sua pátria. Artistas nebulosos que enganaram o povo a vida inteira. Eu mesmo já paguei show péssimo de chico no canecão, mas não sabia que esse crápula tem salário mensal porque foi ofendido pela democracia de 1.964. Já estive no Teatro da Marieta no Cajú pagando caro, e a aborrecida junto com a Beltrão, tinham incentivo da lei Rouanet.
    Gente que não aceita a sacanagem intitulada Teatro das Tesouras.
    Gente que não gosta de lembrar Eduardo Paes recomendando ao ladrão, que deveria comprar coisa melhor que o sítio de Atibaia, com o dinheiro que roubam!!!
    Gente que lembra de cumpanheiros com dinheiro na cueca.
    Gente que não suporta saber que o Geddel Vieira Lima adora o luladrão.
    É por isso e mais uma carreata de processos, por uma quantidade enorme de motivos, que esse bandido é execrado pela população brasileira de berm.

  2. O incrível mundo que vivem esses deuses do atraso, estão fora da realidade, falam para si e desconhecem o país que paga os seus polpudos salarios, quero alguém que acabe com essa farra.

  3. Talvez eu vote em algum candidato. Alguém que assuma o compromisso público de extinguir com o tal Cargo em Comissão. Este é verdadeiro cancer do Brasil. Tornar LEI o princípio básico de que, para atuar no Serviço Público somente através aprovação em Concurso Público. Mirem-se nos péssimos exemplos de STF/TSE ( Não são Juízes de ofício), Tribunais de Contas da União/Estados/Municípios (cemitério de ex políticos não eleitos), Executivo/Legislativo/Judiciário (estaduais/municipais). Instituições das quais, os cargos de relevância são ocupados por indicações políticas (sem Concurso Público). STF é o maior exemplo disso que citei acima…

  4. Sistema invejado pelo mundo,entenda, ” Estemundo,se limita a : Brasil,Butão, e Bangradech. Peço a Deus estar enganado. Mas, cada discurso, e ameaças, me leva a crer que já está decidido,o vencedor. Não rirariam o Lula da cadeia,pelos belos e rocos discrusos de ódio.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.