O ministro Luiz Edson Fachin, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou, nesta terça-feira, 2, que a democracia brasileira está abalada por “espíritos daninhos”. A declaração aconteceu durante encontro com estrangeiros que vão atuar em missão de observação das eleições deste ano.
Nesta terça-feira, em Brasília, o TSE formalizou acordo com a União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore), para observação do pleito de outubro. Estiveram presentes ao evento os presidentes dos organismos eleitorais da Argentina, da Costa Rica, do México e da República Dominicana.
No encontro, foi assinado um acordo de procedimentos que estabelece os parâmetros das atividades de observação da Uniore durante as eleições. Fachin esteve acompanhado por Alexandre de Moraes, ministro que assume a presidência do TSE em 16 de agosto e que vai ser responsável pela condução do pleito de outubro pela Corte.
Sem menções diretas às tensões recentes vividas na relação com o Poder Executivo, Fachin transmitiu aos visitantes estrangeiros um cenário de democracia brasileira em período de instabilidade.
“As missões de observação eleitoral cumprem papel de preservação e fortalecimento da democracia em nossa região. Democracia que é episodicamente abalada por espíritos daninhos”, afirmou o presidente do TSE, no discurso que celebrou a parceria com a Uniore.
Acesso às urnas eletrônicas
Segundo Fachin, o TSE se colocou à disposição para explicar tecnicamente para a entidade interamericana como funcionam as urnas eletrônicas brasileiras. O aparato é o principal alvo de contestações da Presidência da República, que reclama resistência do Tribunal em debater sugestões das Forças Armadas sobre segurança e transparência eleitoral.
“No que se refere à urna eletrônica em particular, nossa equipe de tecnologia da informação já se colocou ao dispor da missão de observação, para fornecer elementos e dados necessários para propiciar uma missão técnica e profunda, que permita avaliar os avanços e as possibilidades do nosso sistema eletrônico”, comentou o ministro.
“Estamos à disposição para receber engenheiros e técnicos de informática, para viabilizar esse trabalho fundamental.”
A visita da missão da Uniore nesta semana deve incluir um diálogo com membros do Poder Executivo. Os diretores de organismos eleitorais de países das Américas também vão conceder entrevista coletiva para a imprensa brasileira nesta quarta-feira, 3.
Leia também: A seita da urna eletrônica, artigo de Rodrigo Constantino na Edição 122 da Revista Oeste.
Olha ministro a nossa democracia está tomada por desonestos, nós brasileiros de bem não somos obrigados a confiar nessas urnas. porque o Sr está com tanto medo das urnas eletrônicas auditaveis que os brasileiros de bem estão exigindo ? Somos nós que pagamos inclusive os seus salários.
Sabem que esse delinquente era de um grupo invasor de terras? Um desordeiro e militante de gangues
Apoiadores, é o termo correto!
Argentina, da Costa Rica, do México e da República Dominicana. Ó nossa! Com essa delegação de observadores iremos dormir mais tranquilos, Sr. Ministro.
Ele está se referindo aos usurpadores do poder sem voto!!!
Parece uma criança no colégio falando em códigos com medo de ser confrontado.
Fraudadores não prevalecerão – se o Eterno quiser, Bolsonaro será reeleito, e não haverá quem impeça.
Está se referindo a ele e a toda corja então! Vagabundo!
Jeguinho, Jeguinho!
Acho que você nunca serviu um Tiro de Guerra ou alguma Unidade do Exército, Marinha ou Aeronáutica, pois “papai” deve ter livrado o filhote de servir a sua Pátria. Por causa disto, eu te perdôo em falar mal de uma das Instituições de Maior Credibilidade neste País.
Ultimamente vejo que está muito explosivo. Será que é por causa das pesquisas eleitorais que prá não ficar muito feio, estão dando só ” seis” pontinhos de diferença? E olha que a Campanha nem começou.
Relaxa e lembre-se de uma música Sertaneja que diz: “Aceita que dói menos”. Olha o coração, irmãozinho!
Não é mais cínico, foi rebaixado para o status de pateta, e após condenação pelos seus crimes, deve acabar falando sozinho numa cela.
A figura do preso político no país havia acabado em 1979. Passamos a vê-la de novo atualmente graças ao STF. E ele repete a palavra “democracia” como se fosse um mantra.
Respeitosamente, a tão ilustre inteligência e analista, é assim que se escreve corruPTo.
Que idiota!!
Esperem aí! Tratam o ministério da defesa à patadas e convidam estrangeiros pra fazer cara de paisagem, é isso mesmo?
Acho que matei a charada. O alucinógeno que ele tomou o fez pensar que não se tratava dele próprio (erva daninha) e terceirizou a suspeita.
Convivemos com esse mano do mal e por causa dele e seus comparsas perdemos a segurança jurídica e eleitoral.
E ultimamente até a bandeira nacional está sob suspeita de se tratar de um agente genocida.
Brasil! 🇧🇷
Faccin: palanqueiro petralixo
Quem tem medo da TRANSPARÊNCIA hein, hein??? Defender e acreditar nas urnas INAUDITÁVEIS é no mínimo canalhice!
Somente um tapado como vc poderia dizer tal imbecilidade. Vá estudar, sua besta!
Jeguinho, Jeguinho! Olha o coração! Estou desconfiado que você faz parte do Gabinete do Ódio.
Acalme-se!
Tente controlar sua Ansiedade, pois o excesso de Noradrenalina, Serotonina, Dopamina, Gaba e Colecistoquinina podem trazer muito sofrimento ao seu corpo tão degastado.
Comparação esdrúxula e sem consciência de proporção como colocar formiga e elefante na mesma caixa de fósforos. Se for para “brincar” assim, melhor do que contratar matador de aluguel.
Feliz em saber que o nosso jumento predileto se recuperou. USE CAMISINHA
As únicas ervas daninhas são alguns elementos do stf, contaminados e deveriam ser impedidos de qq julgamento ….sem moral nenhuma .
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA ROSCA QUEIMADA.
Piada é vc Jumentominio petista corrupto.
Vagabundo pago pelo PT e pcc.
Êta veio petista militante sem vergonha.
Se o sistema de apuração do TSE é perfeito, porque é preciso pedir ajuda para estrangeiros ?
Num um sistema isento de falhas nada disso seria necessário.
Fachin está gagá! Só isso explica tanta demonstração de raiva quando alguém o contesta! Passou do ponto de pedir para ir ao banheiro e se mandar! Vá para casa libertador de bandidos….
Concordo. Só faltou explicar q esses espiritod daninhos vestem toga
SEU FDP, ME TRAGA NOTÍCIAS QUE NÃO SEJAM DA GLOBOLIXO SEU ZÉ DIRCEU!!!
O último suspiro!!!
O último 7 de setembro que o Bozo nos convida para a festa das Liberdades.
O fachxista bigodinho do mal, deveria convencer esses países a comprarem nossas URNAS, assim estaria fazendo algo de bom para a nação!.
Jeguinho, Jeguinho!
Eita meu Jegue de estimação!
Não precisamos nem de Príncipes nem de Sapos Barbudos!
Felizmente você está completamente enganado. O Sete de Setembro vai ser surpreendente e Maravilhoso!
Vai ser a Rebelião dos Antigos Alienados deste país tão querido.
Ah! Estava esquecendo: Cuidado com sua Saúde e contemple o “Mar de Verde-Amarelo.
esse tipo de ministro que solta um Mega Ladrão de 9 Dedos – não merece nosso respeito, e muito menos nossa credibilidade. Analisem as ações desse Hitler da justiça..uma vergonha, e, uma injustiça !!!!!!!!!!!!!!! tapa na cara das pessoas Verdadeira e Honestas desse nosso Brasil.
Até hoje nenhum desses devotos da Seita da Urna Butanesa explicou porque o projeto do voto auditável era inviável. Por este motivo, só resta uma explicação: estão querendo ganhar na mão grande! As cédulas impressas possibilitariam a recontagem dos votos, portando a conferência (auditoria). Sem a possibilidade da recontagem, só resta acreditar na palavra dessas “coisas” como Barroso, Fachin, Gilmar e cambada.
Um espetáculo de cinismo explícito.
Não há nenhum sistema digital que seja inviolável.
Quanto maior o desespero para impedir a transparência na apuração, mais fica clara a falta de idoneidade do processo.
Faltou convidar a Venezuela e Cuba para fiscalizarem o processo.
Jeguinho, Jeguinho!
Cada vez mais preocupado com você, pois além de Inocente, está se comportando como um bebê chorão. Suas explanações estão ficando monótonas e repetitivas.
Você acha que um Ministro Militante vai ludibriar as Forcas Armadas. Acho que você tem que pedir para trocar o seu Rivotril.
E as informações para as forças armadas? Já enviou?
É um paspalho. Vergonha desse senhor.
Pois é nossa democracia esta abalada faz tempo, principalmente com um sinédrio aparelhado pela esquerda onde advogados se achando deuses do Olimpo se intrometendo e agindo como agentes partidários nas eleições, sem contar o fato irrelevante que foi ele quem soltou e tornou elegível o chefe com uma canetada!! é incrível alfinetam e provocam o tempo todo com declarações como esta, não deixam a temperatura cair de jeito nenhum, fazem de proposito para ver se vem uma reação onde lhes deem respaldo, haja resiliência heim.
Acho que os espíritos malignos dos ministros do STF é que estão tumultuando o Brasil e a confiança nas urnas! Juiz não pode ficar se pronunciando politicamente como fazem todos os dias, insultando o presidente, que é político e, por isso, pode e deve se manifestar publicamente!
Traduzindo a fala do sinistro comunazista Faxin … onde se lê “espíritos daninhos” entenda-se “alguns ministros ditadores da suprema vergonha nacional” … haja cinismo.
Sr. Fachin, com o dinheiro de quem, o senhor vai trazer esse povo aí?!
Vai hospedar na sua casa ou em hotel 5 estrelas com diárias de R$ 6.000,00?! O senhor tem 48 horas para explicar aos contribuintes brasileiros… Ok ??!!
Nao. Carmen Frachin Miranda, voces nao sao espiritos daninhos, vcs sao criminosos mesmo e se Deus é justo irao pagar com a vida…e em breve
O TSE é o próprio espírito 👻 daninho.
Está encenação é horrorosa e vergonhosa.
Esse Fachin tenta com esses encontros com facções esquerdistas de toda estirpe para dizer que entidades sólidas das democracias de direito (uso indevido da democracia) para dizer o sistema eleitoral do tse (note, não dos brasileiros) é robusto… sim robusto para manipular os votos.
É uma grande piada esse tse.
Um dos espíritos daninhos , é o próprio Fachin.
Entendo que é chegada a hora do Senado Federal começar a agir. STF/TSE estão ultrapassando todos os limites de respeito entre os poderes da república. Então, já é hora de começar a pensar em um nome forte para a próxima gestão do Senado Federal, independente das eleições de outubro/22, alguém com coragem para enfrentar esses ministros que perderam a noção de democracia. Somente o Senado tem poderes para impor limites. Senador. Senador Girão, se habilita para esse desafio?
Quem é o “miliciano” e “genocida” novamente, seu analfabeto funcional? Onde estão as suas provas?
Não é bem assim Mapfre! Ah não, desculpe, é TRENNEPOHL!!!
Que tal ouvirmos o capeta e votarmos certo prá deputados federais e senadores?
Vou te mandar uma “colinha”.
TEM QUE SER GENTE DO BOZZZZZZZO!!!
Jumentominio e uma corte de fariseus.