O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), declarou nesta quarta-feira, 05, apoio a Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao segundo turno das eleições para o governo do Estado de São Paulo. A disputa acontece dia 30 de outubro.
O apoio foi confirmado durante reunião entre Orlando e Tarcísio, acompanhados pela deputada estadual reeleita Carla Morando (PSDB), esposa do prefeito. O vereador Paulo Chuchu (PRTB), que apresentou o projeto na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo para conceder o título de cidadão honorário para o presidente Jair Bolsonaro (PL), também esteve presente.
Agora! De minha autoria, aprovamos na Câmara de Vereadores o Título de Cidadão de São Bernardo do Campo ao Presidente @jairbolsonaro … #Bolsonaro22
— PAULO CHUCHU (@PauloChuchuSBC) October 5, 2022
“O Tarcísio assumiu os compromissos de manter os programas que estão em andamento”, comentou Orlando Morando, em um vídeo publicado nas redes sociais. Em agradecimento, o candidato ao governo afirmou que vai fazer “a diferença na vida da população do ABC paulista”.
São Bernardo é conhecido como o berço político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O município é o quarto maior colégio eleitoral do Estado de São Paulo.
O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas vai enfrentar o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), no segundo turno da disputa pelo governo. Freitas conseguiu 9.830.649 de votos (42,34%), enquanto o petista obteve 8.284.248 (35,67%).
A votação de Tarcísio e Haddad representou uma derrota para o governador Rodrigo Garcia e seu partido, o PSDB. A legenda comandou São Paulo por quase 30 anos. O atual chefe do Executivo saiu da eleição com 4.277.046 de votos (18,40%).
Todos querem aproveitar a onda verde e amarela para fazer seu nome frente ao novo tipo de eleitor do Brasil.
É uma tragédia quando o berço político de alguns acaba sendo a própria sepultura.