STF forma maioria para manter suspensão de decreto de armas assinado por Bolsonaro

Seis integrantes da Corte se manifestaram em relação à liminar concedida por Fachin que cita 'risco de violência' nas eleições

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Seis ministros seguiram a leitura de Fachin
Seis ministros seguiram a leitura de Fachin | Foto: Fátima Meira/FuturaPress/Estadão Conteúdo

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou, nesta terça-feira, 20, para manter a decisão do ministro Luiz Edson Fachin que suspendeu trechos dos decretos sobre a facilitação da compra e do porte de armas assinados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em 5 de setembro, ao analisar as três ações, Fachin citou suposto risco de violência política nas eleições deste ano e estabeleceu restrições à aquisição de armas e munições.

-Publicidade-

Seguiram o voto de Fachin, nesta terça-feira, os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, presidente do STF.

O ministro Kassio Nunes Marques, por sua vez, discordou dos demais e votou para negar a suspensão dos decretos. “Em razão de não haver demonstração de urgência, pressuposto fundamental à tutela cautelar, nego referendo à liminar”, sustentou o magistrado.

As ações são julgadas no plenário virtual do Supremo, em sessão extraordinária, que teve início na sexta-feira 16 e está prevista para ser encerrada nesta terça-feira. Os demais integrantes da Corte, André Mendonça, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia, devem votar até o fim desta noite.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

34 comentários Ver comentários

  1. No próximo dia 02/10/2022, temos única oportunidade de corrigir a atual situação.
    Precisamos de um país que os 03(três) poderes se respeitem.

  2. “Seguiram o voto de Fachin, nesta terça-feira, os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, presidente do STF”…percebem que são sempre os mesmos??? Bandidos podem tudo, AR 15, P40….por ai vai…mas homens de bem nada podem…mas creio que tudo mudará a partir de OUT/2022

  3. Quem deu esse poder ao STF. É pura usurpação de competência do congresso. Até quando vamos assistir aos abusos? Espero que o novo congresso reponha o estado de direito e puna esses abusos de autoridade.

  4. Mais uma ilegalidade do STF, não tem competência para julgar, uma facção pede a suspensão e o STF julga e aprova, isso é competência do congresso….portanto está na hora de colocar o stf dentro da casinha ou….sofre as consequências .

  5. Calma, assim que o PR for reeleito resolverá essa questão facilmente, Do mesmo modo, não pleiteando nova eleição, colocará esses ministrecos no devido lugar.

  6. chega desse congresso covarde ,, ganhamos o plebiscito das armas , ai os juizes que andam com carros blindados e segurança armadas nos negam nosso direito ,até quando??

  7. Não adianta… Para colocar cada um no seu “quadrado”, precisa renovar o congresso… Por enquanto que o brasileiro não entender isso, estaremos nas mãos de onze pessoas…

  8. Pois que seja feito um novo decreto das armas ou uma pec após as eleições. As decisões dos caras tem que ser contestadas, o grande erro do presidente foi aceitar a interferência do STF por ocasião da nomeação do novo chefe da PF.

    1. Fizeram a picaretagem de anular os processos do Luladrao e o tornaram elegivel. O STF continua sendo a maior ameaça à segurança nacional. E o Senado Federal canalha nada faz. São partes de uma grande máfia fétida e perigosa que trabalha todo dia para nos impedir de criarmos uma grande nação.

  9. DORMIMOS POR DÉCADAS, QDO ACORDAMOS HAVIAM 11 COMUNISTAS VAGABUNDOS NA CORTE MÁXIMA DESTE PAÍS, HJ SÃO 9, DEPENDENDO DE NÓS AO FINAL DE 2023 SERÃO 7. A receita é Bolsonaro 22.

  10. chega de interferência desse demônios intitulado togados….que não passa de demônios plantando a discórdia no Brasil. OSSSSS

  11. MILITARES:

    ESSA A CORTE NOMEADA PELOS QUE VEM ARMANDO O PCC E OUTRAS FACÇÕES CRIMINOSAS BRASILEIRAS, DESDE 1994.

    E AINDA TEVE DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO PARA AJUDAR GRUPOS TERRORISTAS E GUERRILHEIROS NO EXTERIOR.

    OS BENEFICIÁRIOS DAS SAINDINHAS DAS CADEIAS, PELOS PROPAGADORES DA IMPUNIDADE, SABEM ONDE CONSEGUEM ARMAS ILEGAIS.

    FORÇAR MAIORIA PARA CAÇAR O ANDRÉ DO RAP, NEM COM BANQUETE SURREAL.

  12. Estão cassando o direito do presidente governar o país! Bolsonaro foi eleito com essa pauta, mas infelizmente o STF usurpou o poder dele! Vamos ver até onde vai esse desrespeito!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.