Revista Oeste - Eleições 2022

TSE rejeita representação para multar Lula por evento com Daniela Mercury

Para ministro, o candidato petista não participou da organização, e a cantora exerceu direito a "livre manifestação de pensamento"
-Publicidade-
Cantora participou do show no Dia do Trabalho e pediu votos ao petista
Cantora participou do show no Dia do Trabalho e pediu votos ao petista | Cantora Daniela Mercury | Foto: Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

Em decisão concedida na segunda-feira 15, o ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou a representação do Partido Liberal (PL) para a aplicação de multa contra o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por propaganda antecipada em evento em que a cantora Daniela Mercury pediu votos ao petista.

Num show no Dia do Trabalho, em 1º de maio, a cantora afirmou à plateia: “Quem não votar pra Lula vai estar votando contra os trabalhadores, contra os artistas, contra o país, contra a Amazônia, contra tudo que a gente acredita e vem construindo democraticamente para esse país.”

Porém, para o ministro, não houve propaganda eleitoral antecipada, e a “manifestação espontânea de apoio da cantora à pessoa de Luiz Inácio Lula da Silva encontra-se agasalhada pela livre manifestação do pensamento”. Ele também entendeu que o evento foi feito por centrais sindicais — e não foi organizado por Lula — e não tinha a intenção de pedir votos para o PT.

-Publicidade-

O vídeo do show, com o pedido de votos, foi postado no canal do YouTube do PT. O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, na representação no TSE, também pedia que ele fosse retirado do ar. “O vídeo hospedado no canal oficial do representado contendo a íntegra do evento, por si só, não atrai responsabilidade por prática de ilícito eleitoral”, decidiu o ministro.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

17 comentários Ver comentários

  1. Entenderam? Ele esperou 4 meses sentado em cima de algo que era proibido, e hj, q é permitido fazer campanha, ele tira o negócio debaixo do rabo e diz que é permitido sim. Estamos cercados, eleger Bolsonaro presidente e Tarcísio Governador de SP é questão de sobrevivência, pois estão fechando o cerco e se voltarem, esquece, não saem nunca mais!

  2. Essa justiça é uma merda, nessa hora exerce-se a livre manifestação, o contrário o bicho pega….tem que mudar tudo nessa justiça podre

  3. “Liberdade de expressão” = opinião proferida por um esquerdopata.

    “Ato anti-democrático” = a MESMA opinião proferida por qualquer conservador.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.