Fiocruz recebe bancos de células e vírus para produzir IFA

Fabricação do insumo tornará o país autossuficiente na produção da vacina Oxford/AstraZeneca, substituindo o IFA importado da China
-Publicidade-
Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade | Foto: Reprodução
Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade | Foto: Reprodução

A Fiocruz recebeu nesta quarta-feira, 2, um banco de células e outro de vírus para iniciar a produção do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) da vacina contra a covid-19. A fabricação do insumo tornará o país autossuficiente na produção da vacina Oxford/AstraZeneca, substituindo o IFA importado da China.

Ao receber os bancos, a presidente da fundação, Nísia Trindade, comemorou a produção do IFA como maneira de dar autonomia à produção da vacina e fortalecer o complexo econômico e industrial da Fiocruz. “Esperamos dar, de forma significativa, mais essa contribuição ao nosso país e apoiar o esforço global de controle dessa pandemia”, disse.

-Publicidade-

Leia mais: “Covid-19: Butantan receberá 6 mil litros de insumos no dia 28”

Os bancos de células e vírus são a base para a produção do IFA e chegaram ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro às 8h03, vindos dos Estados Unidos. O banco de células foi enviado em nitrogênio líquido, mantido a temperatura de aproximadamente -150 graus C, e o banco de vírus em gelo seco, a cerca de -80 graus C.

O descongelamento do material será a primeira etapa do trabalho, que passará por uma série de passos de produção e controle de qualidade que duram cerca de 45 dias. A vacina Oxford/AstraZeneca utiliza adenovírus de chimpanzé modificados geneticamente para carregar informações do coronavírus e despertar a resposta imune do corpo humano.

O diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, estima que a capacidade de produção de IFA na Fiocruz poderá permitir a fabricação de 15 milhões de doses por mês. O instituto vai iniciar a produção em grande escala antes da aprovação da Anvisa, para já ter um estoque de doses prontas quando a agência autorizar o uso.

Com informações da Agência Brasil

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comment

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site