Há um limite em que a liberdade de expressão se torna um risco, diz Barroso

Em uma conferência promovida pela Faculdade Getulio Vargas, ministro do STF citou as instituições e a integridade das pessoas
-Publicidade-
O ministro Luís Roberto Barroso, durante conferência sobre liberdade de expressão e democracia em evento da FGV Direito SP e FGV Editora em São Paulo - 02/05/2022 | Foto: Renato S. Cerqueira/Estadão Conteúdo
O ministro Luís Roberto Barroso, durante conferência sobre liberdade de expressão e democracia em evento da FGV Direito SP e FGV Editora em São Paulo - 02/05/2022 | Foto: Renato S. Cerqueira/Estadão Conteúdo

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta segunda-feira, 2, que a liberdade de expressão tem de ser “ponderada com outros valores”. O juiz do STF participou do evento “Owen Fiss e a ironia da liberdade de expressão”, promovido pela Faculdade Getulio Vargas.

“Há um limite em que a liberdade de expressão se transforma em um risco para a integridade das pessoas e das instituições”, afirmou o magistrado. “É nessa hora que ela precisa ser ponderada com outros valores”, disse, sem mencionar quais. No evento, Barroso também discorreu sobre o regime militar.

Segundo o juiz do STF, ele só compreendeu o “Brasil real” a partir de 1975, com a notícia da morte do jornalista Vladimir Herzog, morto durante o governo militar. O ministro ressaltou que a polarização “sempre existiu na história da humanidade” e que as dualidades políticas “sempre vão existir”.

-Publicidade-

Contudo, o magistrado salientou que “não se podem aceitar a violência e a intolerância ao outro”. “Na democracia, a verdade não tem dono”, observou Barroso. “A verdade é plural. Existem muitos pontos de observação na vida. A gente deve ser capaz de conviver com quem pensa diferente.”

Leia também: “Barroso estica a corda”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 110 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

43 comentários Ver comentários

  1. Cara insuportável do caramba, não disse que ia ficar quieto este ser, como pode um ministro do STF militar deste jeito na cara dura, é que o nosso Senado é uma vergonha um bando de politicos cheios de inquéritos nas mãos do STF.,

  2. Hoje temos 3 riscos para a democracia no Brasil. Moraes, Barroso e Fachin, pois a Sra Rosa Webber é o Sr Lewandowski praticamente já estão fora. Torço que para o ano que vem, com um novo senado, esses 3 sejam impichados, excretados e expurgados de nosso querido STF. Aqueles que sobrarem com certeza vão entrar no eixo da Constituição.

  3. Tinha um cliente q eu visitava há muitos anos atrás, cujo comprador quando contrariado gostava de dizer jocosamente; Não me faça pegar nojo. É assim q me sinto toda vez q vossa sumidade fala em público.

    1. Que limite é esse Sr. Iluminado? É, ainda, quem julgar q houve extrapolação desse limite que processe quem assim o fez, por calúnia ou difamação. Esse limite não pode ficar na interpretação do stf.

  4. “É mesmo ministro Barroso, “a LIBERDADE de expressão tem de ser “ponderada com outros valores?” Seria por exemplo, para soltar bandidos, bem como liberdade para conspirações políticas, explorada à exaustão pelos seus pares ministros nos mefíticos corredores tenebrosos do S.T.F.?
    Certamente, ministro, LIBERDADE ponderada talvez com seus valores relativizados,. espelhados em sentenças viciadas favoráveis a amigos, bem como conspirações políticas inconstitucionais e, portanto, ilegais, que acabam servindo de paradigmas para que desembargadores e juízes igualmente velhacos se espelhem nos vícios deletérios da Corte Maior, objetivando favorecer parentes e amigos, e não nas virtudes construtivas que lhes deveriam servir de faróis.

  5. Se tudo correr naturalmente esse LIXO será substituído pelo futuro presidente eleito depois do 2 mandato de Bolsonolaro, nosso glorioso futuro presidente depous de governar SP Tarcísio de Freitas.

  6. Caro Ministro, ontem estive na praça da LIBERDADE e, unanimemente pais de família, esposas, filhos, gente de “andador” com mais de 95 anos, todos lá dando mais uma vez dando o seu recado, desta feita homenageando a LIBERDADE, nome da nossa Praça, mas não duvide Ministro, todos hoje têm reticências com relação à composição do STF. E isto não é à toa sr. Ministro. Hoje a sociedade acompanha par-e-passo o andar da carruagem, e sabe que a coisa não está sendo ética conosco.
    De parte do STF, de parte da imprensa, a nossa premonição é de que vocês têm um lado. Só isto. Porque soltar um ladrão prá dizer tantas besteiras em nossos ouvidos?
    A Jovem Pan mostra tudinho sr. Ministro. Os 2 lados. E entenda sr. Ministro, fiquem neutros nesta história, pois somos classe média, e esses gangsteres têm ogeriza d’agente. Será que é porque acabando conosco a tirania e totalitarismo prevalecerão?
    E entenda por último sr. Ministro, e repasse aos seus pares, precisamos muito de vocês. Se se debruçar sobre o planejamento da esquerda para o Brasil, querem mesmo já em 2.023, como pano de fundo orquestra tocando a internacional socialista, que nossas propriedades passem para o estado, que nos unamos a quem fez tudo errado, a cuba, a venezuela, a argentina, ao chile.

  7. Barrosinho , boquinha de veludo ( defensor de terroristas e pedófilos) , pegue seus conceitos e sua filosofia barata de buteco e sabe o que fazer né , cuidado não vá se dissolver prazer 👍

  8. Prezado ministro, que outros valores, quem seria o ponderador, por que alguém pode se adjudicar esse direito? Deixe-me ser claro: se algupem se sentir ofendido pela opinião de outro, EXISTE O CAMINHO DA LEI. E se os senhores deixassem de aceitar essa enxurrada de ações sem nexo só porque contradiz uma ideologia, sobraria tempo para colocarem nossa justiça em dia. Ou, sinceramente, soltar traficante perigoso ou condenar um de segunda linha a 5,7 anos e condenar um estuprador a 5,5 anos os três causando danos enormes à sociedade versus 8.75 anos um deputado que ofendeu um par seu (único magoado). É essa a justiça que o senhor quer para seu país? E note, não falei da aberração ocorrida com Lula descondenado!

  9. Liberdade de expressão é um risco quando é exercida por gente decente, trabalhador, honesto, patriota, hetero, não preconceituoso, que não admite pedofilia, com família, cristão, de direita e apoiador de Bolsonaro. Agora, os marginais, entre jornalistas, atores, membros do judiciário, MPF, professores, sindicalistas, do MST, e toda gente ruim, atacando, ameaçando a vida, instigando violência, não é, né, barroso? Esse negócio de dois pesos e duas medidas só funciona com idiotas e nos não somos mais idiotas, cabendo o título, a quem acha e se acha.

  10. Barroso é um indigente moral e jurídico. Nós que pagamos suas regalias sem fim, vida nababesca, penduricalhos discutíveis que lhes aumenta os gordos salários, extensivos a seus colegas, merecemos um mínimo de respeito às nossas capacidades cognitivas, Barroso. Você sabe, Barroso, que a ” graça, ou indulto, como queira ” é PRERROGATIVA EXCLUSIVA do Presidente da República, que deu um nó molecular em vocês que se dizem defensores da Constituição, apesar de você e seus sócios togados estuprarem a Carta de acordo com a cara do apelante. Você não é dono da verdade, Barroso! Sua bússola moral está avariada e nem João de Deus dará jeito nela, se é que me entende.

  11. “Há um limite para a liberdade de expressão”. Quem vai dizer qual é esse limite? Resposta: Barroso, o gigolô da ditadura . Típico de ditadores: ignorante e presunçoso.
    Até quando o Senado vai permitir que esse napoleão de hospício abuse da nossa paciência?

  12. Um professor faz uma dissertação para uma sala com 30 alunos. Terminada a aula, teremos no dia seguinte ao menos 30 versões diferentes. Então, esses 30 alunos vão transmitir aquele assunto para outrem e daí a uma semana, teremos centenas de versões ditas por alguém de direito, uma semana atrás. Quem e onde está com a verdade? A primeira versão é a verdadeira, as demais são o que?

    1. Boquinha de veludo tá ousado porque se acha respaldado. Porque não divulgam logo os vídeos com ele nas orgias com crianças ? Veríamos até onde essa valentia iria a partir daí.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.