O homem que pegou a réplica da Constituição que estava no Supremo Tribunal Federal (STF), durante o protesto de 8 de janeiro, foi preso em Varginha (MG), na quarta-feira 25.
O designer Marcelo Fernandes Lima havia entregado o objeto à Polícia Federal (PF) quatro dias depois do ato. Ele foi liberado no mesmo dia que prestou depoimento.
O acusado disse a polícia que pegou a Constituição “para que não fosse destruída” em meio à invasão da sede do STF. Segundo o depoimento, ao chegar no STF, Lima disse ter visto três pessoas saindo do local com um livro grande.
“Eles gritavam: ‘Vamos rasgar, vamos rasgar'”, informa a primeira linha do depoimento. “O declarante percebeu que se tratava de um exemplar da Constituição Federal e, como nunca teve qualquer intenção de depredar coisa nenhuma, achou aquilo um absurdo e tomou o livro das mãos daquelas pessoas, para que não fosse destruído.”
Lima disse acreditar que “as portas de trás do STF estavam abertas quando chegaram, pois entrou no prédio sem ver uma porta sequer quebrada ou arrombada”.
Segundo informações da PF, Lima se apresentou com um advogado no início da tarde de ontem. Ele tinha um mandado de prisão preventiva em aberto expedido pelo STF.
A PF comunicou que o pedido de prisão foi emitido, depois da entrega da réplica da Constituição. O designer foi levado para uma penitenciária da região e está à disposição do STF.
Pra que os ministros do STF querem a constituição, se não a cumprem!
O sequestrador do lixão falava em “rasgar”? Só ele não viu que remendada 167 vezes a finada foi e é rasgada todo santo dia por santos homens? Se cortar em quadradinhos e pendurar na latrina ninguém vai usar pois o papel é velho e apodrecido objetiva e metaforicamente.
Vamos às preliminares: O CMP cuida da segurança do palácio do planalto, a polícia judiciária cuida da segurança do prédio do STF e a polícia legislativa cuida da segurança do congresso. É o que acredito ser, não tenho melhor conhecimento dessas responsabilidades mas a lógica parece dizer isso mesmo. Então, onde estava todo esse pessoal naquele dia da invasão dos prédios? Por que o gordo ministro comunista da justiça e segurança pública estava fazendo solitário no prédio de seu ministério naquele domingo de janeiro, se trata de um workaholic, tão viciado em trabalho assim, ainda mais um indivíduo que veio do progressista estado do Maranhão, conhecido por ser um povo muito trabalhador? Quem é o comandante responsável pelo CMP, e por que reduziu o pessoal naquele dia a apenas o mínimo necessário, apesar dos avisos emitidos pelo GSI, dois dias antes? Até eu, que não saí de casa neste mês, apenas navegando pela internet, já sabia dessa movimentação de ônibus indo para Brasília poucos dias antes daquela baderna programada, sem precisar dos alertas do GSI? Por que as portas já estavam abertas e os tais blackblocks já estavam fazendo aquela festança toda nos prédios, apenas aguardando a chegada dos tolos “patriotas bolsonaristas” para assumirem toda a responsabilidade por toda aquela esculhambação? Vou parar por aqui, senão o questionário vai ficar muito longo e entediante. Resumindo: Tem que ter essa CPI, SIM! Não confio nessa polícia federal que se transformou em um bando de jagunços sustentados pelo dinheiro público, então tem que ter essa CPI.
É de suma importância CPI de LESA PÁTRIA ao DAR sistemáticamente dinheiro ao exterior com 120 milhões de habitantes com fone no Brasil
É de SUMA importância a instalação de CPI para apuração da OMISSÃO do ministério público sobre porquê não se manifestou com as flagrantes e constantes quebras da constituição federal por parte do stf.
É IMPERATIVO! É de SUMA importância instalar CPI para Apurar porque os órgão públicos JÁ dominados pelo PT e stf …. Deixaram facilitaram a invasão….COM a CPI a gente vai podes apurar realmente QUEM são esses manifestantes MAIS exaltados…. TENHO CERTEZA ABSOLUTA que se procurar acham que todos foram militantes da esquerda. URGE a CPI e o crime de responsabilidade do PT lulaladrao apurado