Mourão confirma que se encontrou com Barroso na semana passada

Segundo o general, os dois conversaram sobre 'temas da atualidade'
-Publicidade-
Vice-presidente da República, Hamilton Mourão | Foto: Romério Cunha/VPR
Vice-presidente da República, Hamilton Mourão | Foto: Romério Cunha/VPR

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, confirmou nesta segunda, 16, que se reuniu com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, na semana passada. Segundo o general, os dois conversaram sobre “temas da atualidade”.

O encontro ocorreu na casa do ministro do Supremo Tribunal Federal em 10 de agosto, mesmo dia em que a proposta de voto impresso auditável foi derrotada no plenário da Câmara dos Deputados. A reunião não esteve na agenda oficial de Mourão nem na de Barroso.

Leia mais: “Lira: ‘País precisa de mais trabalho e menos confusão'”

-Publicidade-

“Conversamos sobre temas da atualidade. O ministro está criando uma comissão externa para melhorar a auditoria [das urnas eletrônicas], então acho que foi um passo importante”, afirmou Mourão, que voltou a destacar que confia nas urnas eletrônicas: “Até que me provem o contrário, vou confiando”.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, que revelou o encontro, Barroso teria marcado a conversa por estar preocupado com o risco de ruptura institucional.

Após a divulgação do encontro entre Barroso e o vice-presidente, Bolsonaro foi às redes sociais anunciar que pedirá ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o impeachment de Barroso e do ministro Alexandre de Moraes, que, segundo ele, “extrapolam com atos os limites constitucionais”.

Impeachment de ministros do STF

Mourão voltou a criticar a prisão do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, e falou sobre a possibilidade de abertura de pedidos de impeachment contra ministros do Supremo. “Não considero que Roberto Jefferson seja uma ameaça à democracia”, disse. “Acho que Alexandre de Moraes poderia ter tomado outra decisão sem mandar prender por opinião.”

Leia também: “Mourão, sobre prisão de Jefferson: STF está ‘extrapolando os limites’”

“O presidente tem a visão dele. Ele considera que esses ministros estão passando dos limites em algumas decisões que têm sido tomadas, e uma das saídas dentro da nossa Constituição seria o impeachment“, declarou Mourão na chegada ao Palácio do Planalto, sem se posicionar de maneira favorável ou contrária aos processos.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

27 comentários

    1. Mourão é tipo uma cascavel que você cria em um certo cômodo,cada vez que você entrar no cômodo,tem que calçar as botas de cano longo e tomar todos os cuidados,caso contrário,ela vai picar vc.😱

  1. A reunião não esteve na agenda oficial de Mourão nem de Barroso? E falaram sobre temas da atualidade? Como assim Mourão? A inveja pelo poder mata um de infarto. Cuidado.

  2. Impressionante. Os traidores existem em toda instituição, inclusive a militar. Já não é de hoje que Mourão se comporta como um tucano: nas questões delicadas, sempre em cima do muro, esperando pra onde o vento empurrará a decisão. Bem diferente de seu colega de farda, Gal. Heleno, que não se intimida em posicionar-se firmemente em prol dos temas sensíveis ao governo, seja lá qual for a pauta.

    1. Reunião besta, improdutiva e sem fundamento. No auge de uma votação importante, que era a do voto impresso, ocorre uma reunião para falar de atualidade e afirmar que confia em urnas de 1996, que tipo de atualidade, seu mourão e seu barroso? Se tivesse discutido sobre atualidade teriam condenado veemetemente essas urnas dinossauros. Por isso que o presidente tem pulga na orelha quanto se trata de vice-presidente.

  3. Tem duas possibilidades: 1- Foi espionar para Bolsonaro ou 2- Foi trair Bolsonaro.
    Vou saber, assim que divulgarem quem vai ser o Vice no ano que vem.

  4. Como esse sujeito é indemissível, que pelo menos renuncie de seu posto, se tiver um mínimo de brio ou vergonha na cara e de quebra, tire essa bandeira dessa máscara. Esse indivíduo nefasto como a própria definição diz, só traz atraso para os planos de reformas que este governo sempre quis e foi impedido de implantar, ao contrário, sempre se mostrou favorável a um regime comunista perverso como o fez logo no início deste governo ao ir cheirar as botas de seus patrões chineses e por diversas vezes fazer lobby por um sistema de telefonia que não interessa a nenhum país do ocidente, é preciso dizer mais? O que ele quis demonstrar como naquele dia do desfile da equipamento militar na Esplanada, se ausentando para ir a um encontro com um indivíduo mais do que suspeito? Por isso eu repito: renuncie de seu posto e assuma sua verdadeira face e deixe de ser um hipócrita é o mínimo que se exige de um homem de verdade.

  5. Não acredito. Acabei de escrever que Mourão era um homem sensato. Retiro tudo que falei. Encontro fora de hora e sem agenda? Bem que o Bolsonaro disse que ele mais atrapalha do ajuda! Traira!

  6. Há muito tempo que vários youtubers apoiadores comentam. Eu não queria acreditar, embora visse muitas evidências. É triste, mas, aparenta inveja. Acho que ele se julga melhor porque tem uma oratória muito boa, sabe falar outros idiomas. Fazendo uma analogia com o ditado: “Beleza não põe mesa”. Precisa de carisma, verdade e boas intenções. Ao invés de cultivar olho gordo e inveja, trabalhe em prol do país, mostre Verdade, pois, o povo não é bobo. Todos percebem. A expressão facial fala, transmite por si e com umas atitudes dessas, até de capuz pega mal sua atitude. Que desgosto! O cara com uma patente dessa e indo contra o próprio país. Quem disse que esses caras chamam o General Heleno pra esse tipo de conversa? Du-vi-do!!!

    1. Caso esse encontro tenha havido eu, particularmente, fico decepcionado, pois sempre fui um admirador do Vice-Presidente, e jamais pensei que fosse capaz de um ato de evidente traição, ao cargo, aos eleitores e ‘a farda. Mas…é o Brasil de hoje… Será o canto da sereia (?) mistura de Poder e Vaidade ???

    2. Meu pai era semi analfabeto, era bruto e hora outra falava besteiras e xingamentos, mas uma coisa ele não admitia, desonestida e falsidade, no decorrer de minha vida sempre observei que aqueles que aparentam ser pessoas polidas na fala são os mais perigosos e vagabundos!

  7. O que se passa nos bastidores do poder é inacessível, e muitas vezes também incompreensível, para nós que somos pobres mortais. A conversa foi na casa do Barroso, portanto, a convite dele. Território inimigo, “grampeado”, filmado e testemunhado. Mourão não iria lá para conspirar, pois seria ruim para sua carreira política. Mourão é confiável. Tem uma biografia militar sólida a preservar. Acho que houve uma tentativa de conciliação ou uma proposta de saída honrosa, que falhou, ou, no máximo, um ultimato, senão Bolsonaro não partiria para o pedido de impeachment. Não caberia uma ameça, pois era território inimigo. Os chefes dos poderes mantiveram a distância, observando ao largo. Fux deixou que o próprio Barroso desatasse o nó que criou e Bolsonaro lançou mão de seu interlocutor mas forte. Acho que é só isso que é possível especular.

    1. É, Davi, você está defendendo a pessoa errada, viu. Há muito Mourão não defende o governo Bolsonaro. Faz tempo que bandeou para o lado de lá.

      1. Mourão é vice, e vice é vice. Um tipo de cunhado, nas palavras do Bolsonaro. O que percebi, desde 2019, é que ele se indispôs com Bolsonaro mas, disciplinadamente, se recolheu. Suas manifestações, desde então, em frases curtas, se não ajudam, pelo menos atrapalham muito pouco. A extrema imprensa tenta amplificar, mas não consegue. O que acontece nos bastidores é difícil conjecturar, mas, se ele quisesse sabotar o governo, o faria nas questões ligadas à Amazônia, das quais foi incumbido. Questões importantíssimas, que Bolsonaro não entregaria a qualquer um. Concedo o benefício da dúvida.

  8. Não adianta falar uma dúzia de idiomas, ser diplomado, ler milhares de livros se na hora H a retórica não combina. Mas, temos que dar um crédito pelo que foi feito no Haiti e na Amazônia. Mourão às vezes é “atrapaiado”, e não pode.

  9. Caso esse encontro tenha havido eu, particularmente, fico decepcionado, pois sempre fui um admirador do Vice-Presidente, e jamais pensei que fosse capaz de um ato de evidente traição, ao cargo, aos eleitores e ‘a farda. Mas…é o Brasil de hoje…

  10. A Formiga, com ódio da cigarra, votou no inseticida vermelho. Morreram todos, incluindo o Grilo que votou nulo.

    Se quisermos resolver os problemas de vez, então devemos, conjunta ou alternativamente…
    1) Lutar pela realização de um Triplebiscito (candidaturas independentes, voto impresso e restringir os poderes do STF) – youtu.be/uC8IraYgCCA
    2) Acabar com a “Ditadura do Supremo” – youtu.be/NBTewR2z_30
    3) Ou, pelo menos, aprovar, via lei ordinária, uma Alternativa ao Voto Impresso que nada mais é que obrigar o TSE a realizar votação paralela em 2% das urnas eletrônicas escolhidas aleatoriamente- youtu.be/ebVV0EldkOY

  11. Da visita:
    1. Não visitaria quem está tentando ferrar com um dos meus;
    2. Inapropriada em si, tal atitude, visto que não acrescentou nada;
    3. Todos sabem que a base da força está com o Presidente, inclusive oficiais intermediários;
    4.Acalmar animo? De quem?
    5. Poderia ter usado o tempo para ir solucionando e buscando solução para o conflito agrário na amazônia;
    6. Tantas assuntos para tratar e logo com este juiz que não atua como tal. Se vira como um lobista sem medo.

  12. Acabar com todos do STF
    Acabar com aquilo tudo
    Chega de conversinha
    E o povo,covarde que é, fica esperando ELES resolvam isso?
    Povo covarde é sempre cordeiro

  13. QUANDO ESSE MILITAR LEVOU UM PÉ NO TRASEIRO DA bandiDILMA, FEZ O MAIOR BARULHO, PEGOU CARONA NA ONDA CONTRA OS VERMELHOS E PASSOU A LAMBER OS SAPATOS DOS XINGs.

    SEJA PATRIOTA E PASSE A DEFENDER O BRASIL CONTRA OS PEÇONHENTOS, PARA NÃO VIRAR UM TANGA-FROUXA E LESA-PÁTRIA.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro