O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP), relator da medida provisória (MP) 1.040/2021, afirma que o objetivo da nova lei, conhecida como MP do ambiente de negócios, é melhorar o ranqueamento do Brasil no relatório Doing Business, elaborado pelo Banco Mundial. A declaração foi feita a uma entrevista ao site Poder 360.
“Investimentos mundiais são lastreados em dados econômicos. Esses dados do Banco Mundial são usados em companhias e fundos para realizar investimentos“, afirmou durante a entrevista.
Leia também: “A resiliência da indústria”
O relator diz que, somada a outras duas medidas recentes, ela deve colocar o Brasil entre os 100 primeiros colocados da lista, que ocupa a 124ª posição de 190 países avaliados.
“O Brasil tomou atitudes, como aprovar a lei liberdade econômica, que deve produzir efeito. Teve também o contribuinte legal. Agora, com essa medida, devemos avançar mais umas 20 posições. Achamos que com essas três já devemos estar no top 100“, disse. A meta da equipe econômica é escalar 50 posições.
Segundo Bertaiolli, o resultado da melhora nessa colocação deve ser um aumento nos investimentos estrangeiros no país.
Trâmite
Segundo o site Poder 360, o relatório da medida provisória foi apresentado há duas semanas e, nos últimos dias, o deputado Bertaiolli se reuniu com lideranças partidárias e com equipes do ministério da Economia.
De acordo com o relator, “todas as alterações que foram feitas foram adequadas e sintonizadas com o ministério da economia. Estamos na fase de diálogo com os partidos da Câmara”. Segundo ele, há acordo para votar a medida nesta semana na Câmara dos Deputados.
Leia também: “Brasil, um pugilista que não vai a nocaute”, artigo de Ubiratan Jorge Iorio publicado na edição nº 26 da Revista Oeste