MP-SP pede condenação do acusado de incendiar estátua de Borba Gato

Paulo Galo, que confessou o crime, poderá ficar preso por mais de três anos
-Publicidade-
Estátua de Borba Gato
Estátua de Borba Gato | Foto: Gabriel Schlickmann/Ishoot/Estadão Conteúdo

A promotora Marina Santos, do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), pediu à Justiça a condenação do motoboy Paulo Roberto da Silva Lima, o Paulo Galo, por ter ateado fogo ao monumento em homenagem a Borba Gato. A pena é acima de três anos de reclusão.

O crime aconteceu em julho de 2021, e as imagens circularam nas redes sociais. Paulo Galo confessou à Polícia Civil e à Justiça ser ativista social e ter organizado o ataque à estátua de aproximadamente 13 metros de altura, porque queria abrir um “debate público” a respeito da existência dela.

A promotoria quer que a 5ª Vara Criminal absolva Paulo Galo e outros dois réus das acusações de associação criminosaadulteração de placa de veículo e corrupção de menor. Os três respondem aos crimes em liberdade, mas chegaram a ser presos na época do incêndio. Paulo Galo confessou às autoridades ser ativista social e ter organizado o ataque ao monumento.

-Publicidade-

“No tocante à fixação da pena, verifico que o réu Paulo é primário”, sustentou Mariana. “Todavia, considerando a gravidade em concreto do crime de incêndio, que atingiu o Monumento Manuel Borba Gato, de inegável valor cultural para o Município de São Paulo, requeiro a fixação da pena-base do referido delito acima do mínimo legal.”

Considerações da promotora 

A promotora alega que Paulo Galo causou, intencionalmente, diversos focos de incêndio, que poderiam se alastrar até um posto de gasolina próximo, colocando a vida de diversas pessoas em risco.

“O crime de incêndio é um crime de perigo”, escreveu a promotora. “Evidentemente que não se discute aqui se a intenção era ou não que o fogo atingisse o posto de gasolina que havia no local, mas restou mais do que comprovado que o réu Paulo causou incêndio nos pneus, na estátua do Borba Gato, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem.”

E continuou. “Não é ateando fogo a monumentos, em locais habitados, com grande fluxo de pessoas, onde existe até um posto de gasolina, que se discute a história, ou que se chama a atenção a uma causa, a um personagem que tanto mal causou à população brasileira no passado. Existem outros meios para que essa discussão seja levada a efeito e atinja a população e as autoridades públicas”, afirmou Mariana

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

9 comentários Ver comentários

  1. Enquanto a justiça não punir, melhor dizendo, cumprir a lei com referência a vandalismo, casos assim se repetirão. Bandidos não temem mais a polícia pq sabe que além das leis serem favoráveis tb temos mts juízes que aliviam.

  2. Ontem foi a estatua, amanha serao os conservadores, cristaos e tudo aquilo que seja contra o PT e o socialismo comunismo no Brasil. Temos que estar preparados para coibir e aniquilar qualquer tentativa de agressao contra os nossos valores. Estar armado passou a ser a soluçao para proteger a propria vida. Vamos deixar de tratar bestas satanicas, psicopatas e comunistas como seres humanos. Vamos sair do papel de vitimas e exigir o direito de viver em paz, trabalhar, nao ser roubado, enganado pela mafia de politicos metidas no Congresso Nacional, e nao ser submetido a impostores disfarçados de juizes e ministros. Sao tao impostores que os verdadeiros Magistrados reconhecem que a Suprema Corte passou a ser a casa da mae joana. STF FOI INFILTRADO POR UMA MAFIA SOCIALISTA COMUNISTA.

  3. Um alívio!!! Crimes não podem ficar impunes!
    Não importa o lado, tem que cumprir a lei. Para um futuro melhor todos devem respeitar suas obrigações e direitos, quem não o faz, deve responder com as consequências.

  4. 3 anos é pouco para aqueles que não estudam e não respeitam a história da civilização em seus momentos bons ou ruins! Quem não conhece a história está condenado a REPETÍ-LA!

  5. Boa tarde mas que vergonha vcs em se baseando em informações do Estadão e folha em relação a reunião do JB vom os militares que papelão em

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.