No Senado, Anvisa é cobrada sobre Sputnik V

Em 26 de abril, agência negou a importação da vacina alegando falta de dados básicos e falhas que foram identificadas
-Publicidade-
Audiência pública no Senado discute situação da vacina Sputnik V | Foto: Reprodução/Senado Federal
Audiência pública no Senado discute situação da vacina Sputnik V | Foto: Reprodução/Senado Federal

Em reunião no Senado, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), cobrou nesta sexta-feira, 7, uma definição da Anvisa sobre a Sputnik V, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Rússia. De acordo com ele, 17 Estados da região amazônica e do Nordeste já contrataram milhões de doses e estão em compasso de espera.

Em 26 de abril, a agência negou a importação do imunizante alegando falta de dados básicos e falhas que podem comprometer eficácia, segurança e qualidade do produto. Ainda será feita a avaliação para autorização de uso emergencial, pedido realizado pela representante brasileira União Química.

Leia mais: “Arábia Saudita suspende exportadores de carne de aves do Brasil”

-Publicidade-

Segundo Dias, presidente do Consórcio Nordeste e representante do Fórum dos Governadores, a negativa da Anvisa deixou a situação com os russos “delicada” e foi preciso fazer uma reunião com o embaixador do país no Brasil, Alexey Kazimirovitch, para que o contrato não fosse rescindido. Parte das doses já deveria ter chegado ao país em abril, mas não vieram por falta de autorização para importação.

“Queremos uma solução, pois não é razoável termos pessoas morrendo com as vacinas já contratadas. Saímos dessa reunião com a esperança de que haverá uma mediação e uma solução rápida”, disse o petista após encontro virtual promovido pelo Senado.

A diretora da Anvisa Meiruze Sousa Freitas pontuou que a agência está “sempre aberta ao diálogo” e que a vacina ainda está sob avaliação. Com a entrega de mais informações sobre o imunizante, a agência sinalizou a perspectiva de nova análise em breve.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários

  1. GRANDES E RENOMADOS CIENTISTAS DO SENADO (!) COBRAM A ANVISA QUE, AFINAL, TRATA-SE APENAS DE UM MERO ÓRGÃO TÉCNICO. SERIA CÔMICO, NÃO FOSSE TRÁGICO! E O CIDADÃO CONTRIBUINTE PAGANDO, PAGANDO, PAGANDO E ATURANDO!!!!!!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro