Revista Oeste - Eleições 2022

O plano de José Dirceu para ‘estender a mão ao povo cubano’

Preso por envolvimento nos escândalos do mensalão e petrolão, ex-ministro do PT demonstra solidariedade ao governo autocrático
-Publicidade-
Preso por corrupção, Dirceu quer ajudar ditadura cubana | Foto: Divulgação/Agência Brasil
Preso por corrupção, Dirceu quer ajudar ditadura cubana | Foto: Divulgação/Agência Brasil

Há pouco mais de um ano, José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenado e preso nos escândalos do mensalão e petrolão, revelou a meta para um eventual terceiro mandato de Lula na Presidência da República: ajudar Cuba, que vive uma ditadura socialista desde 1959, quando Fidel Castro e seus partidários derrubaram Fulgêncio Batista.

Em um vídeo que circula pelas redes sociais, Dirceu demonstra solidariedade ao governo cubano. Para ele, a partir de 2023, caso os petistas voltem a comandar o Palácio do Planalto, o governo deve “estender a mão ao povo cubano”. Anteriormente, o PT financiou projetos e obras milionárias na ilha caribenha por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

“Espero podermos a partir de 23 estender, de novo, a mão para o povo cubano, que foi tão solidário conosco na luta contra ditadura e o Mais Médicos é o maior exemplo”, disse um dos líderes do PT.

-Publicidade-

Dirceu, à época da gravação, afirmou que os protestos na Colômbia e Chile mostravam que havia potencial de integração da América Latina em torno de partidos de esquerda. Um ano depois, os dois países citados pelo ex-ministro elegeram governos socialistas. Há também confrontos no Equador, comandado por um governo à direita. Para Dirceu, o país tem potencial para voltar a ser governado por esquerdistas.

No final da década de 1960, José Dirceu foi morar em Cuba, país em que recebeu treinamento como guerrilheiro. Voltou ao Brasil em 1974, depois de realizar cirurgias plásticas para não ser reconhecido. Em 1979, Dirceu foi beneficiado por uma anistia ampla.

Leia também: “A Última Trincheira”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 118 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

31 comentários Ver comentários

  1. DIRCEU JÁ DEVERIA TER SAIDO DA SENA POLÍTICA, JUNTAMENTE COM O LULA A ALGUM TEMPO. LAMENTÁVEL QUE AINDA ASOMBRA A POLÍTICA NO BRASIL ATÉ HOJE.

  2. José Dirceu: seu passado, seu currículo, todos nós conhecemos. O sr. não engana ninguém. O maior erro do Regime Militar foi permitir o retorno dessa gente maléfica e serva de Satã.

  3. Psicopata e criminoso condenado, tirou o pão de nossas crianças para “”ajudar”” países corruptos ditatoriais! Volta pra cadeia que é seu lugar!

  4. Esse verme é um dos principais responsáveis por todo o mal que assolou o Brasil nos últimos 30 anos. Recentemente o STJ manteve a sua condenação. Por isso a pergunta é:
    CADÊ O ZÉ DIRCEU? Por que esse desgraçado ainda não foi preso novamente?

  5. zé dirceu, o maior FDP do planeta. Só fala grosso por trás de microfone. É frouxo e na hora do pega pra capar, não aguenta uma tapa. É um simples cagão!

  6. Nada tem a ver em estender a mão ao povo cubano, o que ele quer dizer é promover mais ajuda a um governo que oprime o povo cubano. Povo e governo cubanos, são coisas bem diferentes e só sobra a demagogia desse agente 76, tão atrapalhado quanto o original.

  7. E aí povo petista está disposto a mandar seu dinheiro de impostos para Cuba? Este ze Dirceu, é um ranso na nossa política! Comunista, vai morar em Cuba, pega tudo que o pt roubou e levou fora do Brasil, e doa para Cuba. Vocês não estão nem aí para o povo brasileiro, vocês só querem o poder!

  8. Dirceu não recebeu treinamento guerrilheiro. Ele recebeu treinamento para ser agente do PC Cubano no Brasil, assim como Prestes era um agente do PC da URSS. É assim que funciona e sempre funcionou a coisa. Mas os isentões, tucanos e bobocas úteis em geral dizem que o comunismo acabou com o fim da União Soviética e não existe mais isso. Vai vendo…Quando acordarem será tarde.

  9. O povo brasileiro deve se preocupar com à volta dos marginais ao poder. E continuar com a roubalheira de quase três TRILHÕES de reais segundo economistas. Esta conta pode ser bem maior…. Dinheiro brasileiro espalhado por diversos países, Panamá onde a falecida mulher do ex-presidiário e o filho foram pegos pela lava-jato, Bahamas onde a criatura passou fim de semana após sair do poder, segundo o jornalista Anselmo Góes de “O Globo” e sabe-se lá, qual paraíso fiscal espalhado pelo mundo….

  10. Resumindo um Fato Escancarado ;
    Esse “grupo”, que alguns insistem ainda em chamar de partido político, SÓ está preocupado em criar “a Pátria Grande” … não interessa o brasileiro , mas sim “o objetivo principal”.
    As ações passadas só confirmam e evidenciam isso.

  11. Jose Dirceu se preocupa com a ditadura cubana e com o povo cubano!
    Ele deveria se preocupar com o povo brasileiro, isso sim.
    O PT fez obras de infraestrutura em Cuba quando havia, e ainda há, uma tremenda necessidade de obras de infraestrutura no Brasil. Quantas estradas, aeroportos, portos, precisam ser construídas aqui?
    O PT investiu bilhões em Cuba quando poderia ter construído refinarias aqui para que pudéssemos processar o petróleo do pré-sal.
    Quantas moradias populares poderiam ter sido construídas com o dinheiro gasto em Cuba. Essas afirmações de José Dirceu revelam um total desprezo pelo povo brasileiro.
    O Mais Médico deveria ser denunciado como um projeto de escravidão, aonde 70% do salário do médico cubano é confiscado pela ditadura cubana! E o PT aprova isso! É lamentável tudo isso. Eu rogo a Deus que Lula e o PT jamais voltem a comandar o Brasil. Se isso acontecer, será o fim do nosso país.

    1. Os investimentos feitos em Cuba geraram empregos a brasileiros que foram fazer as obras. Quanto ao mais medicos vc deveria perguntar às milhares de famílias que fucaram sem atendimento médico nos grotões do país. Nesse lugares a mortalidade infantil disparou com o fim do programa. Aliás, os médicos saíram do Brasil e foram ser “escravos” em outro lugar e para eles não mudou nada. Ou seja muitas crianças mortas sem atendimento sem razão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.