Pedido de extradição de Allan dos Santos já está nos EUA

Agora, o governo norte-americano vai decidir o que fazer
-Publicidade-
O documento pedindo a extradição de Allan dos Santos chegou aos EUA na semana passada
O documento pedindo a extradição de Allan dos Santos chegou aos EUA na semana passada | Foto: Reprodução/YouTube

O governo dos Estados Unidos (EUA) já recebeu o pedido de extradição do jornalista Allan dos Santos, do Terça Livre. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), chegou aos EUA na semana passada. Agora, o governo norte-americano vai decidir o que fazer.

A prisão de Allan dos Santos foi decretada por Moraes nas investigações que apuram a existência de uma suposta milícia digital que atuaria contra a democracia e as instituições. Na mesma decisão, ele pede a extradição do jornalista, que mora nos EUA desde que virou alvo de inquéritos no Supremo.

-Publicidade-

O processo saiu de um departamento do Ministério da Justiça a caminho dos EUA dois dias antes de a decisão de Moraes ser divulgada, em outubro.

O despacho foi assinado pelo ministro do STF no dia 5 de outubro e logo encaminhado ao DRCI, o órgão do governo que cuida de extradições. No dia 19 de outubro, quando ainda estava sob sigilo, saiu do setor e foi para o Itamaraty, que em seguida o enviou fisicamente por via diplomática para os EUA.

Apenas dois dias depois, em 21 de outubro, quando essa primeira parte do trâmite já havia sido feita, a decisão de Moraes foi divulgada.

Leia mais: “Delação fantasiada de jornalismo”, artigo de Augusto Nunes publicado na edição 82 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

18 comentários Ver comentários

  1. Não acredito que a corte americana perderá tempo com isso, embora a gestão atual seja bem burra e esquerdóide. Se Allan e sua família estiverem legais e pagando os impostos, a ficha dele não sofrerá sanções e o pedido será analisado com critérios. Allan saberá em tempo se haverá qualquer perigo e talvez mude de país. Não lhe faltarão aliados.

  2. Com o pseudo-governo norte-americano atual, não me surpreenderia se eles aceitassem esse pedido; até pq eles também estão rasgando a Constituição deles por lá – mas em qualquer outra situação mais normal, a extradição seria rejeitada por configurar crime inexistente nos EUA.

    1. Ricardo, é bem isso mesmo (crime inexistente nos EUA), que tenho ouvido falar gente que entende do assunto – mas isso não dá segurança alguma, pois, como V. bem observou, “eles também estão rasgando a Constituição deles por lá”.

    1. Rogério, certamente V. deve saber que existe uma coisa chamada de Justiça Divina – a justiça dos homens é isso aí que estamos cansados de ver, mas a Justiça Divina… ah… essa nunca falha – isso porque, aqui a gente semeia, aqui a gente colhe – e um amigo desdenhou, dizendo que muita gente vai embora daqui sem pagar a conta – isso é muito verdade, todavia, esses que vão embora sem pagar, voltam para reparar as coisas erradas que fez – imagino em que condições voltará o protagonista da perseguição contra o valente Allan dos Santos.

  3. Com tantas coisas importantes para cuidar, esses senhores do STF ficam passeando em Portugal e atrapalhando a vida de pessoas que realmente somam. Eles não percebem o ridículo a que estão se expondo. Um futuro muito breve irá julgá-los e seus filhos e netos terão dificuldade em sustentar conversas sobre seus pais e avôs. E tudo isso por chantagens a que estão submetidos e as que sujeitam centenas de políticos de nosso Legislativo. Daí o entendimento para todas as dificuldades que um governo honesto defronta. Temos, ao nosso lado, a felicidade e o beneplácito de um presidente com quase trinta anos de importante experiência de vida parlamentar. E, pouco a pouco, o mundo inteiro começa a prestar atenção nele e a reverenciá-lo.

  4. E como o próprio Allan dizia em seus comentários: Está trancado de um jeito que não passa nem sinal de wi-fi. A América já não é aquela mesma de outrora, portanto já vá colocando suas barbas de molho. As hienas já estão começando a gargalhar.

  5. Sabe aquele “acordo”? Ninguém sabe ao certo quais foram os termos, mas já havia uma incômoda desconfiança de ter sido algo do tipo: “Baixa a tua bola! A gente manda e você obedece, senão você está ferrado, entendeu agora?”. Aos poucos a desconfiança vai tomando ares de certeza.

  6. Me impressiona a rapidez do governo em cumprir esse ato absurdo, espero que exista algum tipo de respeito ao direito de expressão nos EUA, já que aqui isso foi perdido, pelo menos nos EUA há uma constituição respeitada.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.