Todos os ministros do Supremo terão de se manifestar na ação do PTB que questiona a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara e Senado
O ministro Gilmar Mendes mandou para o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) a ação que questiona a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Mendes foi escolhido relator da ação, protocolada pelo PTB.
O ministro poderia ter decidido monocraticamente, isto é, de maneira individual. Contudo, como o caso desperta polêmica, ele optou por levar o tema ao plenário. Com isso, todos os ministros vão se manifestar. Conforme Oeste mostrou, Alcolumbre tem atuado intensamente nos bastidores para viabilizar sua candidatura.
Gilmar concedeu um prazo comum de dez dias para a coleta de “informações definitivas” sobre a ação e as manifestações da Advocacia-Geral da União e da Procuradoria-Geral da República.
Articulação
Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre foram eleitos em fevereiro de 2019. Em fevereiro de 2021, encerra-se o mandato. Como ainda estará em vigor a mesma legislatura, em teoria eles não poderiam ser novamente escolhidos para comandar as duas Casas do Congresso. A Constituição veda a reeleição na mesma legislatura.
Em recentes entrevistas, Rodrigo Maia sinalizou que não teria interesse em disputar o posto de presidente da Câmara. Entretanto, a reeleição é almejada por seu colega de partido Davi Alcolumbre.
Para viabilizar sua candidatura, o atual presidente do Congresso tem atuado como interlocutor do governo, se aproximado dos integrantes do STF e costurado acordos com líderes do Senado.
Por mim, trocaria os dois. Chega de Botafogo e Batoré.
Gente, q chamada foi essa? Matéria totalmente desconexa da chamada, isso é um desrespeito!
Isto que não entendo
Se a Constituição já define o assunto, não há necessidade de debate.
PONTO FINAL.
Brasil é complicado.
O título da matéria não diz que o STF vai votar contra e sim que o STF vai votar AÇÃO CONTRA.
“Plenário do STF vai votar ação contra reeleição de Maia e Alcolumbre”
A ação é um pedido do PTB de Roberto Jeferson contra a reeleição dos dois, porém o STF pode entender que eles poderiam sim ser reeleitos e mais uma vez rasgar a constituição. Oremos!
Pessoal bora aprender ler.
No texto não diz que o STF vai votar contra e sim que o STF vai votar AÇÃO CONTRA a reeleição dos dois.
Interpretar é preciso.
No texto não consta a informação expressada no título, ou seja, que o STF vai votar contra a reeleição de Maia e de Alcolumbre.