Entre os nove pré-candidatos à Presidência da República mapeados pela Futura/Apex, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem o maior índice de rejeição.
Conforme o levantamento divulgado nesta terça-feira, 14, 46,4% do total de entrevistados afirmam que não votariam no petista em hipótese alguma.
Receba nossas atualizações
Mais notícias sobre Lula:
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ocupa a segunda colocação nesse sentido. Isso porque 44,4% se recusariam a votar nele.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Apesar de o petista estar numericamente à frente, Lula e Flávio têm condição de empate técnico em termos de rejeição. Afinal, a margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos porcentuais.
Petista, assim como o atual presidente da República, o ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad também consta na pesquisa. Ele soma 28,5% de rejeição.
A lista segue com outros seis nomes:
- Cabo Daciolo (Mobiliza) — 15,6%;
- Romeu Zema (Novo) — 13,9%;
- Ronaldo Caiado (PSD) — 13,4%;
- Renan Santos (Missão) — 10,8%;
Aldo Rebelo (Democracia Cristã) — 9,9%; e
Augusto Cury (Avante) — 8,8%.
Além disso, 3,3% rejeitam todos os nove pré-candidatos listados pela Futura/Apex. A proporção de quem não soube responder ou não quis opinar é de 2,9%. Por fim, 0,7% não rejeita ninguém.
Cada entrevistado poderia rejeitar mais de um político. Por isso, a soma ultrapassa os 100 pontos porcentuais.
Dados da pesquisa sobre rejeição de Lula
Para aferir o grau de rejeição de Lula e de outros pré-candidatos a presidente, a equipe da Futura/Apex entrevistou 2 mil eleitores, de 16 anos ou mais. O trabalho nesse sentido ocorreu de 7 a 11 de abril. De acordo com os organizadores, foram ouvidas pessoas espalhadas por 895 municípios brasileiros.
Ainda conforme o instituto, a margem de erro do material é de 2,2 pontos porcentuais. O grau de confiança é de 95%.
O código BR-08282/2026 é o protocolo de registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral.
Leia também: “O poder e o voto”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 284 da Revista Oeste









































Outra mentira desta futura/apex.