Roberto Jefferson tenta atrair bolsonaristas

O presidente nacional do PTB busca atrair bolsonaristas na Câmara, mira eleições municipais e, para isso, não descarta mudar estatuto e até nome do partido
-Publicidade-
O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson | Foto: PABLO VALADARES/CÂMARA DOS DEPUTADOS
O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson | Foto: PABLO VALADARES/CÂMARA DOS DEPUTADOS | O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson | Foto: PABLO VALADARES/CÂMARA DOS DEPUTADOS

O presidente nacional do PTB busca atrair bolsonaristas na Câmara, mira eleições municipais e, para isso, não descarta mudar estatuto e até nome do partido

Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, oferece o partido como “barriga de aluguel” para receber candidaturas bolsonaristas nas eleições municipais | Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O “flerte” entre o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, e o presidente Jair Bolsonaro, não está restrito apenas ao governo. O petebista está em busca da filiação de bolsonaristas e, para isso, mantém um contato direto com deputados federais da base de apoio direta do Executivo.

-Publicidade-

O PTB sabe que não tem condições de filiar deputados federais sem a janela partidária. Mas a ideia, na verdade, é oferecer espaços no partido a seus indicados nas eleições municipais. Oeste mostrou que alguns partidos de centro servirão como “barrigas de aluguel” para pré-candidatos bolsonaristas a prefeituras.

São os deputados bolsonaristas, por meio de seus candidatos, que o governo estará representado nas eleições municipais. O objetivo de Jefferson, assim, é ampliar a musculatura política do PTB e reposicionar mais claramente o partido como uma legenda de direita.

O presidente nacional do PTB entende que a ida de bolsonaristas pode elevar o capital político do partido. Em troca, Jefferson, diretamente ou por meio de interlocutores na Câmara, tem prometido o que for preciso. Proativo, ele sinaliza com a abertura de espaços em diretórios municipais e estaduais da legenda.

Nome e estatuto

Os bolsonaristas alertam, entretanto, que Jefferson teria que mudar muita coisa para aceitarem migrar ao PTB. Falam em mudança do nome, do estatuto do partido e até o nome da legenda. Em resposta, o petebista tem acenado com a possibilidade de atender a todas as demandas, inclusive a mudança de nome da sigla.

Uma mudança de nome não está fora de cogitação. Outros partidos fizeram o mesmo de olho no eleitorado mais jovem e avesso à política. O PRB mudou para Republicanos. O Podemos adotou uma mudança mais radical, abandonando, em 2017, o nome de Partido Trabalhista Nacional (PTN).

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

7 comentários Ver comentários

  1. O fato é q precisamos de vagas em cpis (das fakenews, por exemplo), estrutura partidária jurídica e tantas outras questões práticas enquanto o Aliança não vem. O PSL, em especial sua direção, não são de confiança – são, aliás, estelionatários. Assim, literalmente “roubaram” Bolsonaro, pois além dos R$ 2 milhões de sobras de campanha 2018, ampliaram substancialmente o fundo eleitoral. Portanto, somos um estrangeiro perdido na rodoviária: falamos mal o idioma local e roubaram nossos meios. Não dá, portanto, para ser purista.

  2. O histórico fisiológico do PTB é o pior possível, essa conta não vai sair barata para o governo nem para o país. Jefferson é raposa velha, não dá ponto sem nó, o presidente tem que ter muita cautela, melhor ficar no morde/assopra com ele, do que partir para uma migração partidária que não se sabe os resultados, mas que se podem prever. E os seus eleitores do Aliança pelo Brasil, como ficam?

  3. Para as eleições municipais seria uma boa opção (talvez a única) NÃO sei em outros lugares, aqui em Manaus a regra para Bolsonaristas é boicotar os partidos de esquerda (do PSDB ao PSOL) DEM e PSL. Ter bons nomes no PTB ajudaria nessa missão.

    1. Desconheço em Manaus um partido conservador de direita. Só vejo alguns nomes com esse perfil no PSL… aguardando o pronunciamento do governo federal pra escolher meus votos…

  4. Eu saquei a estratégia dele, mas usar os eleitores de Bolsonaro como fez o PSL NÃO VAI ROLAR!
    O Aliança pelo Brasil será formado e sabemos que BARROSO ESTÁ ATRASANDO A FUNDAÇÃO DO PARTIDO, mas não vamos desistir.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.