Mesmo apoiando a autonomia do Banco Central, o deputado federal Kim Kataguiri (DEM/SP) disse que o projeto, aprovado pela Câmara nesta quarta-feira 10, será derrubado pelo Supremo Tribunal Federal.
Segundo ele, o tribunal considera que temas que tratam da organização dos órgãos da administração pública federal devem ser apresentados pelo Poder Executivo. O projeto do autonomia do BC foi uma proposta do Senado.
Leia mais: “4 mil obras paradas podem ser retomadas”
“Esse Congresso Nacional e o Governo Federal vão reclamar, posteriormente, porque o Supremo, infelizmente, vai derrubar a autonomia do Banco Central. E isso por jurisprudência muito bem firmada”, garantiu o deputado.
Uma proposta do Poder Executivo sobre a autonomia do BC foi apensada no texto aprovado, o que Kataguiri considera insuficiente.
Esquerda ameaça contestar autonomia no STF
O deputado petista Paulo Teixeira afirmou que pretende judicializar a questão, levando o tema ao Supremo Tribunal Federal. Outros partidos de esquerda, como o Psol, irão na mesma linha.
Por ampla maioria, 339 a 114, os deputados aprovaram a proposta que é discutida há décadas, mas nunca havia avançado. A autonomia tem o objetivo de garantir que a autoridade monetária não sofra interferências políticas nas suas decisões.
“Essa matéria, nós vamos discuti-la no Supremo Tribunal Federal, porque há vício de iniciativa”, disse Paulo Teixeira na sessão.
Como mostrou reportagem da Revista Oeste, partidos de esquerda tem usado o Judiciário para contestar temas que perdem no Congresso Nacional.
Tão jovem, porém, sem o mínimo caráter.
Kim Kataguiri, entre você e um tonel cheio de estrume eu fico com o tonel porque ainda vai dar pra aproveitar o vasilhame.
Por que será que a oposição não quer a autonomia do BC?
Esse moleque tem que tentar continuar a aparecer junto a outra publicação digital de moleques, não aqui na Revista Oeste.
Coisa de moleque.
Que decepção Kim. Não sou seu eleitor pq não moro em São Paulo, mas no início de seu mandato te admirei pq me pareceu uma promessa de político sério, com objetivos republicanos. Ledo engano!!!
Acho que, apesar de deputado federal, ainda está na adolescência. Cria caso por bobagens, querendo aparecer. Proposta séria mesmo, nada!
Estes vagabundos sempre trabalhando contra o Brasil, Kim aproveite bem o seu primeiro e último mandato.
Conseguiu o que queria: aparecer na Oeste.
Esse Kim é uma figura patética.
Mesmo idoso, já cheguei a elogiar esse tal de Kim, pois me parecia sério e comprometido com reformas necessárias para o pais. Ficar discutindo picuinhas e organizando atos contra o governo Bolsonaro nesta grave crise fiscal, econômica e sanitária, é coisa de politico inútil, decadente, velho e velhaco. Vai procurar tua turma Kim e concorra em 2022 aliado a Dória, como estão Joice e Frota.
A UNICA UTILIDADE DESSE KIM “KATACOKIM” EH CONFIRMAR A TEORIA DE JUCA CHAVES: “A JUVENTUDE EH TAO MARAVILHOSA QUE JAMAIS DEVERIA SER DADA A QUAQUER UM – COM MENOS DE 40 ANOS.” De fato, nesse caso especifico, EH UM TREMENDO DESPERDÍCIO. Claro que TODAS AS BESTEIRAS QUE ELE DIZ vai pra conta da pouca idade que tem. Entretanto, ALGUEM DEVERIA lembrar-lhe que JAH ULTRAPASSOU A FAIXA DOS INIMPUTÁVEIS POR MENORIDADE. A única saída que lhe resta eh a de ser enquadrado como MENTALMENTE INCAPAZ. De todo modo, lamentavelmente, eh uma pena, porque esse sujeito tem qualidades cognitivas inegáveis. A questão eh que lhe faltam qualidades essenciais para SER O QUE ELE PENSA QUE JAH EH. Dentre as virtudes ausentes – facilmente perceptíveis nele – destaque-se a) consciência de sua própria realidade interior; b) SENSO CRITICO; c) humildade para tomada de consciência de suas limitações; d) noções consistentes de respeito aos direitos dos outros e e) espirito de honestidade, lealdade, dignidade, civilidade e patriotismo. PARA QUALIFICA-LO NUMA EXPRESSÃO SINTÉTICA PODER-SE-IA DIZER QUE SE TRATA DE UM “SEM NOÇAO” TOTAL, para usar uma frase da idade dele.
Correção : …todas as besteiras que ele diz, VAO…AO REVES DE “vai”.