Termo ‘marido e mulher’ pode ser abolido de cerimônia de casamentos civis

Projeto de lei da deputada Natália Bonavides (PT-RN) quer tratamento igual entre casais héteros e homossexuais
-Publicidade-
A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN)

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) apresentou um projeto de lei (PL) que tem como objetivo modificar os termos da declaração feita na cerimônia de casamento civil para “assegurar o tratamento igual entre casais”.

O PL prevê que a presidência da cerimônia efetuará o casamento com uma declaração que não faça referência ao gênero dos nubentes, o que segundo a parlamentar, tem causado constrangimento para casais homoafetivos.

-Publicidade-

Atualmente, o texto original que consta no Código Civil prevê que o presidente da cerimônia declare efetuado o casamento nos seguintes termos: “De acordo com a vontade que ambos acabais de afirmar perante mim, de vos receberdes por marido e mulher, eu, em nome da lei, vos declaro casados.” Caso o projeto de Bonavides seja aprovado, o presidente da cerimônia passará a declarar: “De acordo com a vontade que acabam de declarar perante mim, eu, em nome da lei, declaro firmado o casamento”.

A deputada petista argumenta no projeto que “após uma luta firme dos movimentos LGBTs, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união estável entre casais gays, é necessária a adequação aos tempos atuais, onde existe uma pluralidade de configurações de casais e de famílias”. Segundo a proposta, não há motivo para a legislação focar apenas em casamentos héteros.

A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados e deve passar pelas comissões em 2022.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

31 comentários Ver comentários

  1. O povinho de merda elege lixos como esta mulher e depois quer reclamar. E nas próximas eleiçôes vem o ladrão de 9 dedos novamente e quero ver se vão eleger esse lixo, ladrão e safado.

  2. ESSES PETISTAS APRESENTAM CADA MERDA!!!!!!! A PREOCUPAÇÃO É TÃO SOMENTE DESTRUIR FAMÍLIAS E NADA MAIS. CADA PROJETO IMORAL! ISSO É PRA SER JULGADO NOS CABARÉS?

  3. É como se todos os problemas urgentes do país estivessem resolvidos, e pudéssemos nos dar ao luxo de pagar caríssimo para que legisladores e juízes passassem a tratar apenas de filigranas.

  4. Olha, constrangimento por constrangimento, todo cidadão honesto (cuja soma é muito maior que LGBTs e petistas juntos) se sente constrangido ao ver Lula e tantos outros fora da prisão. Neste caso não precisa rescrever a lei. Basta aplicá-la.

  5. Que porcaria de democracia é essa nossa, onde uma maioria tem que se submeter à vontade de uma minoria “torta”. Agora mesmo vão querer proibir ou reescrever a Bíblia, nossa lei maior, lá está definido claramente o que é família. Se querem alterar, que fique opcional, quem quiser usar que use, mas não todos seguirem o que quer uma minoria.

  6. A esquerda segue destruindo a FAMÍLIA, A RELIGIÃO E DIVIDINDO A NAÇÃO. A ESQUERDA REPRESENTA O MAL. Deputados com esse estilo de pensamento não devem ser reeleitos.

  7. Pois é, será que este povareu que elegemos não sabem que existem outras prioridades para este país? Ganham um monte de dinheiro, somado aos outros benefícios e assessores, e perdem tempo com uma B O B A G E M de projeto de lei. Vá procurar o que fazer, algo que realmente contribua para a vida do cidadão.

  8. Essa deputada nunca apareceu para nada, estava escondida nesses três ultimos anos no congresso, logo, temos deputados demais. Aquele projeto do deputado Clodovil, esse sim um homossexual respeitável, deveria ter sido votado para reduzir à metade essa cambada de inúteis sanguessugas.

  9. Isso só pode ser falta do que fazer. Eu gostaria de saber de onde aparece essas figurinhas devasta com essas idéias que muda até o significado criado no início da humanidade? Sempre foi marido e mulher.. o resto vão pra os raios que o partam!!!!!

  10. A melhor solução para isso é não formar laços afetivos com ninguém. É lógico que esse comportamento levará a uma vida vazia, onde caso o indivíduo sinta vontade de uma companheira eventual, entre em comum acordo com ela, porém sem maiores compromissos. Hoje já tem muita gente que leva esse tipo de vida que eu não gostaria de ter, enfim… Filhos? Se vê depois.

  11. Essa ganhou milhares de novos eleitores. Como ja dito aqui: Isso é o maximo que um parlamentar de esquerda consegue produzir e que agrada ao tipo de eleitor q vota nesse tipo de personagem. Ninguem tem mais saco p tanta babaquice.

  12. Por que os políticos do pt não sabem fazer alguma coisa útil?
    Nunca na história do Brasil houve necessidade tamanha em renovar o congresso e senado para eliminar da vida pública esses políticos que não têm compromisso com o povo

  13. Pô assim não dá mesmo.
    Se é mulher casando com mulher, não tem marido, é fulana com cigrana, se é homem com homem é fulano com cigrano e tamos conversados.
    Onde está o constrangimento que essa imbecil enxerga? Vai catar o que fazer ao invés de tirar o tempo dos parlamentares com baboseiras.

  14. É isto que a mentalidade de um politico “esquerdista” no máximo consegue produzir e o pior: é “isto” que os eleitores esquerdistas conseguem eleger. Nosso dinheiro jogado num monte de “lixo” encarnado, fazendo um esforço sobrenatural para parecer algo que pense.

  15. O que a total falta do que fazer é o que mais essa corja tem de disponível, caramba! Não vou nem comentar o que essa criatura precisa!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.