publicidade
Política

Tucanos reagem mal a encontro entre FHC e Lula e falam em 'evitar sinais trocados'

Presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, afirmou que a decisão de FHC não ajuda na construção de alternativa à polarização

Brasil, São Paulo, SP, 18/04/2018. Retrato do ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso (FHC) durante entrevista no IFHC em São Paulo. - Crédito:GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:216896

Não foi bem digerido pela cúpula do PSDB o encontro entre os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em um almoço em São Paulo nesta semana. Hoje, como noticiamos mais cedo, o petista divulgou em suas redes sociais uma foto ao lado do tucano, que declarou voto em Lula em eventual segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.

Em nota, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, afirmou que a decisão de FHC não ajuda na construção de uma alternativa à polarização entre o petismo e o bolsonarismo no país. “Esse encontro ajuda a derrotar Bolsonaro, mas não faz bem a um potencial candidato do PSDB. Nossa característica é saber dialogar, inclusive com adversários políticos. De toda forma, precisamos evitar sinais trocados a nossos eleitores”, disse. “O partido segue firme na construção de uma candidatura distante dos extremos que se estabeleceram na democracia brasileira.”

Receba nossas atualizações

Leia mais: “Em reunião em São Paulo, FHC sela apoio a Lula contra Bolsonaro”

Para a sucessão presidencial de 2022, o PSDB espera lançar candidato próprio no primeiro turno. O partido marcou prévias para outubro deste ano. Até o momento, os postulantes são os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio e do senador Tasso Jereissati (CE).

Leia também: “FHC reitera que não descarta diálogo com Lula sobre 2022”

Leite, por sua vez, também se manifestou nas redes sociais sobre o encontro entre FHC e Lula — e deixou claro que tem ressalvas à reunião. “Num país democrático, é natural que dois ex-presidentes possam conversar sobre política. Mas também é natural que não se esqueça da história. Conversar com todos é premissa de quem deseja o fim do ‘nós contra eles’. Mas eu não aceito que o Brasil ande pra trás. Confio que FH também não”, escreveu o governador gaúcho.

Diante da repercussão negativa entre seus pares, o próprio FHC publicou uma mensagem em seu perfil no Twitter em que reitera que só votaria em Lula — e em qualquer adversário de Bolsonaro — em um eventual segundo turno: “Reafirmo, para evitar más interpretações: PSDB deve lançar candidato e o apoiarei; se não o levarmos ao segundo turno, neste caso não apoiarei o atual mandante, mas quem a ele se oponha, mesmo o Lula”.

Leia também: “De Renan a Doria, os heróis da nova esquerda”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 60 da Revista Oeste

27 comentários
  1. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Ressuscitaram FHC mesmo depois de ter escrito seus “diários da presidência”, quando parecia ter outra personalidade e caráter, fazendo comentários à época que atualmente são pouco republicanos em seus escritos, como intervir na PF e na IMPRENSA, estreito convívio com notáveis do SUPREMO, e cooptação de partidos para permanecer 8 anos no poder. Confesso que como ex tucano sempre admirei esse “diplomata” que atualmente não respeita quem o admirava e aos seus próprios relatos nesses ‘DIÁRIOS” apropriados a divulgar post mortem. Esqueceu o que escreveu e se alia a LULA, BOULOS e HADDAD para condenar o governo Bolsonaro.

  2. Arlete Pacheco
    Arlete Pacheco

    IMAGINO UM ENCONTRO ENTRE FHC, LULA E TASSO! TODOS COM SEUS FRALDÕES GERIÁTRICOS, BABADORES PARA TOMAR A SOPA E DESESPERADOS PROCURANDO SEUS ÓCULOS, QUE ESTÃO NAS SUAS RESPECTIVAS TESTAS!

  3. CLAUDINEI ALVES SANTANA
    CLAUDINEI ALVES SANTANA

    Como diz nosso grande amigo Rodrigo Constantino: PSDB em cima do muro na hora de descer, desce no colo do PT

  4. liberlive
    liberlive

    eles são tão debiloides que acham que venceriam Bolsonaro sem fraudes…

  5. MAGNO ANDRADE
    MAGNO ANDRADE

    Esse encontro já poderia caracterizar “quadrilha” ????? Esse encontro liga nada a coisa alguma.

  6. Flavio Monteiro De Carvalho
    Flavio Monteiro De Carvalho

    Lula só existe e persiste na Política por insistência de FHC. Era pra ser destruído no ríspido do mensalão e o FHC deixou passar. Dois grandes cafajestes e amorais da política brasileira

  7. Edmar Sarah de Oliveira
    Edmar Sarah de Oliveira

    Votei sempre no FHC , agora me sinto indignado com tanta máscara caindo. Comunista disfarçado, não tem compromisso com a verdade.

  8. Eraldo Fonseca
    Eraldo Fonseca

    Dois velhacos gaguejando num restaurante. Que cena patética. Quanta falta de opção desta esquerdalha bandida. Um condenado da Justiça é tudo que lhes restam.

  9. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    O FHC é o único comunista preparado no Brasil e o Lula o mais despreparado, hoje estão totalmente senis.

  10. Maria Da Gloria G Moreira
    Maria Da Gloria G Moreira

    Não tem mais sinais trocados para os eleitores. Percebemos, com atraso, que fomos enganados todos esses anos. Como diz um comentarista “o PSDB está sempre em cima do muro e, quando desce, é sempre do lado esquerdo, no colo do PT.”

  11. Joelson Albino Varela
    Joelson Albino Varela

    Enfim o PSDB assumiu o que sempre foi! Esquerda retrógrada e canalha. FHC está sendo honesto, votará um qualquer ladrão, corrupto para voltar ao poder e ficar como sempre foi, conversa bonita, roubo …tudo para manter o povo pobre e escravo de bolsa. Esse é o DOUTOR FHC.

    1. Eraldo Fonseca
      Eraldo Fonseca

      Ele só está esquecendo que tem + de 90 anos o que lhe dá alguns poucos anos de vida. Deveria ter a Hombridade procurar viver este pouco tempo decentemente e não se aliando a um LADRÃO, ex-presidiário e condenado nas instâncias de Justiça Federal. É um VELHACO.

  12. Barros

    Esse velho gagá enganou-me por muitos anos. Hoje sinto asco dessa sigla. Quero mais é que o PSDB@#$& se exploda. Os quatro volumes de “Diários da presidência”, que não consegui ler, foram, literalmente para o LIXO. Nem doá-los eu quis.

  13. Henrique César de Araújo
    Henrique César de Araújo

    Aparições públicas de dois sujeitos esclerosados e quase senis, sendo ambos ex-presidentes da República, adoradores de “democracias” comunistas, é um degrau a mais pra reeleição de Jair Bolsonaro. O FHC, até pouco tempo, era admirado pelo sucesso do Plano Real, e esse é um grande mérito de sua passagem pelo Palácio do Planalto. Só que, pelas suas últimas aparições e palavras, está jogando merda em sua biografia, ainda mais quando se junta a um ladrão multi condenado como o Lula. E as ditas “alianças” da conspiração contra Bolsonaro tendem a piorar com personagens cada vez mais ligados a prontuários criminais! O Bonoro agradece!

  14. Remi Backes
    Remi Backes

    Terminou a impostura o PSDB sentado no colo do MAIOR LADRÃO. CORRUPTO E MENTIROSO já nascido no Brasil. Pouca vergonha é bobagem. Eu sou um sem vergonha, votei e defendia o PSDB em todas a eleições, agora vejo o quanto fui enganado.Na eleição de 2018 votei no Bolsonaro por causa do Paulo Guedes, hoje tenho convicção que o único político de palavra é JAIR MESSIAS BOLSONARO. Para os outros cargos votei nos candidatos do NOVO, QUE ARREPENDIMENTO, NUNCA MAIS.

  15. Tercio Antonio Chiarioni
    Tercio Antonio Chiarioni

    É inesquecível o semblante de FHC ao entregar a faixa presidencial ao ladrão de nove dedos. Sua cara de “missão cumprida” era evidente e seu encontro de agora só faz confirmar o que todos já sabiam: o PSDB é o PT de camisa polo, barba feita e sapatênis!

  16. Vicente Pinheiro
    Vicente Pinheiro

    “Num país democrático, é natural que dois ex-presidentes possam conversar sobre política”. Vejam a que ponto chegamos: o presidente da sigla (e futuro partido nanico) PSDB acha natural um ex presidente conversar com um ex presidiário condenado por vários crimes.

    1. Vicente Pinheiro
      Vicente Pinheiro

      Correção. O autor da frase acima é o atual governador do RS e futuro coisa nenhuma.

  17. TALITA CASTRO DE FREITAS
    TALITA CASTRO DE FREITAS

    Como diria Boris – ISTO É UMA VERGONHA
    Ou melhor – FHC é um sem vergonha
    Sem caráter, sem principio algum !

  18. Pedro Campos Coutinho
    Pedro Campos Coutinho

    Tucano sempre foi capacho do PT. É o PT arrumadinho. Votei duas vezes neste traste do FHC e só agora descobri que ele assim como Lula é mais falso que nota de três reais.

  19. roberto hoshino
    roberto hoshino

    FHC me decepcionou. Talvez ele nunca tivesse se importado pela Nação brasileira. Era só aparência. Moet Chandon e caviar. Somente uma face desse comunismo horroroso.

  20. BEATRIZ DOS SANTOS GOMES SANTANA
    BEATRIZ DOS SANTOS GOMES SANTANA

    velho e canalha Fernando Henrique um Beócio impostor – Crápula vagabundo

  21. Marcio Antonio Curi
    Marcio Antonio Curi

    Título corretíssimo para a comédia: “ Dois perdidos em uma noite suja”(plagiado de Plinio Marcos) ou seria “dois absorvedores de recursos públicos perdidos em local desconhecido?” Juntos sempre: a falsidade, a mentira e os “enganadores do povo brasileiro”.

    1. JOAQUIM GOMES JUNIOR
      JOAQUIM GOMES JUNIOR

      Nenhum desses tucanos vencem o presidente Bolsonaro.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.