Vitória de Lula seria ‘menos traumática’ do que reeleição de Bolsonaro, diz FHC

'Entre Lula e Bolsonaro, acredito que o Lula seja melhor', afirmou o ex-presidente da República
-Publicidade-
Fernando Henrique Cardoso voltou a deixar claro que, entre Lula e Jair Bolsonaro, votará no petista em 2022
Fernando Henrique Cardoso voltou a deixar claro que, entre Lula e Jair Bolsonaro, votará no petista em 2022 | Foto: Reprodução/Mídias Sociais

Dias depois de reiterar seu apoio ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), na disputa interna tucana pela candidatura ao Palácio do Planalto em 2022, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a fazer um aceno público em direção ao petista Luiz Inácio Lula da Silva, seu antigo adversário político.

Em entrevista ao Correio Braziliense, FHC afirmou que, em um eventual segundo turno entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro, que deve disputar a reeleição no ano que vem, a opção pelo chefão do PT seria “menos traumática” para o Brasil.

Leia mais: “‘Eu já disse que vou escolher o João’, diz FHC sobre Doria em 2022”

-Publicidade-

“No momento, eu penso que a de Lula é menos traumática para o Brasil, de forma direta. Isso não quer dizer que eu não queira uma via pelo PSDB. É claro que eu desejo, mas uma coisa é você desejar e trabalhar neste sentido, e outra coisa é analisar a realidade. Assim, por ora, entre Lula e Bolsonaro, acredito que o Lula seja melhor”, afirmou o tucano, que derrotou o petista em duas eleições presidenciais, em 1994 e 1998, ainda no primeiro turno.

Leia mais: “FHC: Doria é candidato à Presidência e ‘tem meu voto’”

Indagado sobre a possível candidatura própria do PSDB, a ser definida em prévias do partido, FHC disse que “tem que ter uma liderança que afirme um sentimento que bata no coração das pessoas”. “Eu posso, talvez, ter sido inspirador em um certo momento, apontando um caminho para o Brasil. Se depender de mim, é importante ter candidatura própria, é assim que os partidos se afirmam.”

Leia também: “Em reunião em São Paulo, FHC sela apoio a Lula contra Bolsonaro”

FHC falou ainda sobre um encontro que vem sendo programado entre ele e outros dois ex-presidentes, José Sarney e Michel Temer, para discutir os rumos do país. “É possível que este encontro aconteça. Eu me dou bem com todos os ex-presidentes, inclusive com o presidente Lula. Nesta hora é importante que os vários presidentes se mobilizem, e se eles puderem significar alguma coisa, nós temos que estar juntos em defesa dos interesses do povo brasileiro.”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

59 comentários

    1. Melhor para quem? Para corruptos, bandidos, vagabundos e vendidos com vc, FHC? Realmente os comunistas se ajudam quando ficam sem mamata do governo. Se é bom para a esquerda certamente o povo vai se ferrar.

      1. Campeão, acredito que eles postam essas bobagens só para tirar sarro, acredite!! Outra, esses caras dizem defender os anseios do povo. Não sei qual povo se referem pois acredito que somos quase uns 50 milhões ou mais insatisfeitos e esforçam-se para não vê!! Vai sair caro para esses ratos.

  1. FHC sempre mata o candidato do PSDB antes mesmo da disputa começar. A contar pelas últimas falas, FHC é nosso Biden. Não q a senilidade seja um problema, mas a falta de cognição é. Já Lula é nosso Boris Nicoláievitch Iéltsin, ex-presidente da Rússia. Não esconde seu nível de embriaguez 24h/7d.

      1. A vitória de Lula seria menos traumática para os esquerdistas sem noção que perderam a teta e Agora estão no desmame.

  2. FHC que foi um excelente presidente, continua emporcalhando sua biografia por ser fascinado por um corrupto condenado em várias instâncias. É a síndrome da mulher de malandro. Que decepção!!!!

  3. Velho gagá e com senilidade mental avançada…Já teve sua oportunidade de tornar o Brasil uma sucursal de Cuba e satelites……Alguem poderia sugerir a essa figura ficar de boca calada!!

  4. Foi no governo FHC que começou a roubalheira na Petrobras. Quando o Paulo Francis denunciou a Petrobrás abriu um processo de 100 milhões de dólares conta ele nos USA. Isso gerou um stress que precipitou sua morte! Canalha FHC.

  5. Farinha do mesmo saco.

    E pensar que eu defendi várias vezes essa figura contra ataques de petistas quando PT e PSDB fingiam ser extremos opostos. Demorou mas a ficha caiu pra todo mundo. Faziam teatrinho para manter a direita afastada do debate político. Eu percebi a trama quando vi políticos do PSDB enrolados no Petrolão. Como pode, se eram adversários? Não eram!

  6. Por que a Revista Oeste dá tanta notoriedade a figuras como FHC?? Qual o interesse no que diz um fundador do Forum de São Paulo?? Eu assinei a Oeste para ver pautas diferentes da Folha de São Paulo, Estadão, Globo, Band…..mas parece mais do mesmo.
    Em outra matéria repercutiram a opinião dos ex-ministros da Justiça dos governos esquerdistas. Qual o sentido de repercutir esta opinião??? A Folha, Estadão, Globo, Band já fazem isto o tempo todo, a Oeste parecia uma opção, mas parece mais do mesmo.

  7. Esse Velho FHC esta gaga falando asneiras. Ele e mais um monte de bandidos que presidiram o País no passado deveriam estar todos no caixão ou em presidios. Não servem pra nada, só atrapalham o atual Presidente que quer retirar as amarras ideológicas do nosso País. Por que a revista Oeste da notoriedade a esse lixo FHC???

  8. Ele se dá bem com todos os ex presidentes, menos com o presidente atual. Quando Bolsonaro se tornar ex presidente, daqui a cinco anos, se ainda estiver vivo, FHC talvez diga que o Mito fora um presidente polêmico, mas se dá bem com ele. Isso porque ele sempre diz o que é “bonito” para o momento e na concepção dele.

  9. com certeza é menos traumático para a esquerda. Imagina o trauma p eles, uma reeleição de bolsonaro, vai faltar psiquiatra p cuidar de tanto esquerdopata.

  10. Em se tratando de uma patifaria desta, só pode ser dita por esse velho patife que não se arrisca a concorrer em mais nada, claro, pois não ganharia mesmo.

  11. Esse velho boca mole que indicou o Gilmar Mendes ao STF, senil, broxa, deveria ficar calado, pode nao gostar do Bolsonaro, mas falar que o ladrão seria melhor para o Brasil é o fim do mundo.

  12. Torne-se aquilo que você é, diz a velha máxima. E é o que FHC vem fazendo, cada vez mais revelando sua verdadeira essência de intelectual entediado, vaidoso e medíocre, para quem o povo brasileiro é mero figurante de sua história pessoal.

  13. As revelações só acontecem com o passar do tempo. Eu acreditei no FHC. Achava que fosse até de direita. Que erro! Ele preparou tudo. Deixou que o monstro 9 dedos tomasse posse e permitiu o MST em sua fazenda. Que coisa terrível.

  14. Um fim de carreira melancólico para o FHC. Patético, invejoso e hipócrita são apenas alguns adjetivos para esse personagem. Um charlatão, comunista que veste Armani e arrota caviar. Você é um fanfarrão FHC!!!

  15. Como pode um cidadão, com a cultura e experiência que adquiriu ao longo de sua vida, dar uma declaração deste viés? É incompreensível…..

  16. Bocão, Drácula e Matusalém: tomara que esse encontro seja regado a um litro de ácido sulfúrico para cada um. E a estocadora de vento é tão despreatigiada que nem para o encontro dos velhos canalha serve.

  17. FHC está decrépito, com senilidade avançada. Perdeu noção de honra e dignidade quando, no maior cinismo e descaramento, promete apoio ao Lula, o ex-presidente mais corrupto do história deste País. Hoje, vejo-o como um velho frívolo, mas, muita gente, já afirma trata-se de um velho velhaco.

  18. Triste, sem auto-estima, o que foi chamado de ladrão por Lula e hoje aos beijos e abraços é não ter o mínimo de vergonha na cara. Os dois se merecem.

  19. Foi-se o tempo que FHC orbitava nos meus melhores conceitos. Infelizmente a máscara caiu. Nunca foi o Brasil, era o poder pelo poder. Triste. Rasgou sua biografia.

  20. Nunca foram adversários, era tudo teatro. É muita pretensão dizer que está se unindo às raposas pelo interesse do povo brasileiro. Só queria entender qual o interesse desse Matusalém em ferrar o país novamente, já que ele mesmo está mais para lá do que para cá.

  21. Claro, os dois são farinhas do mesmo saco, a mesma origem imunda. A diferença é que a origem do Lula todos sabem, a atuação comunista de fhc contra o Brasil no regime militar a mídia safada oculta. E outra, mais traumática para quem ? Para os banqueiros, corruptos, bandidos e etc, para esse regime anti democrático, bandidista e manipulista, E AGORA REPRESSOR, sem dúvida será muito pior a vitória do Bolsonaro. Fhc é tão cretino como Lula, mais protegido pela mídia corrupta. E se preparem, talvez um novo fhc ou Aécio esteja surgindo, um “fofinho” da mídia corrupta, outro safado, o sr. Rodrigo Pacheco, esperem para ver …

  22. Fernando Henrique um ótimo cabo eleitoral para o nosso querido presidente Bolsonaro. O que este pulha fala é exatamente o contrário que o cidadão de bem faz.

  23. Os Políticos Ladrões e Corruptos , A Velha Mídia, ONGs Sugadoras de dinheiro público , Sindicatos que também estavam Sugando Órgãos Públicos, As Partes Podres de várias Instituições, se uniram contra o Presidente Bolsonaro e os Brasileiros de Bem. Exemplo disso é: PSDB +PT = LULA +FHC = PODRIDÃO. Já da para sentir o cheiro podre , as Moscas e os Urubus.

  24. Lula é melhor para aqueles que querem continuar roubando FHC. Nunca imaginei viver pra ler uma tola e vergonhosa declaração sua. Lamentável…inacreditável é inaceitável pra qualquer pessoa que tenha pelo menos um neurônio.

  25. FHC não agrega mais ninguém, sequer seu próprio partido, os vaidosos tucanos.
    Unir Temer e Sarney pelas esquerdas seria transparente e coerente.
    No passado, escondiam esse alinhamento, hoje, além de escancarado, significa ZERO!
    Parabéns ao PSDB, está conseguindo sumir do mapa junto com o DEM……..

  26. ele acha que ainda influencia… pode até ser, mas não ao povo e sim as gangues criminosas que nos roubam e nos humilham ! eles ficam em reuniões secretas e discretas e em conluios por todo o mundo e nunca combinam com o povo… o povo.. esse obstáculo a ser enganado ou passado por cima… mil imprecações a esses entes do mal! que Deus lhes dê justa paga!

  27. FHC destruindo a sua própria imagem, …..apostando e incentivando a volta do crime organizado ao comando do país….. Que sujeito irresponsável, sem noção, …..partidário oculto dessa camarilha que dominou o país por tantos anos, e que ainda está aparelhada na maquina estatal, causando todo tipo de dificuldades no intuito de perpetuar a corrupção e a bandidagem no governo…. Que triste imagem essa……

  28. Ô, Múmia do FHC, claro que voce tem razão! Sendo eu comunista, sobretudo o rei da roubalheira, também apostaria todas as fichas no Luladrão. Menos traumático pra quem, ô camaleão enrustido? Claro que para os seus comoarsas, né?
    Creio que já deva ter encomendado seu caixão, porque terá um infarto ao ver o Bolsonaro ser reeleito em 2022

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro