O empresário paulistano Abilio Diniz morreu no domingo 18, na capital paulista, aos 87 anos de idade. Abilio não resistiu à insuficiência respiratória decorrente de uma pneumonite. Ele estava internado havia um mês no Hospital Israelita Albert Einstein, onde permanecia na UTI.
O que é pneumonite e como tratar a doença?
Segundo o Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica, a pneumonite é uma doença caracterizada por uma inflamação pulmonar grave. O problema é causado principalmente por fungos e outros agentes ambientais, como substâncias químicas agressivas. Os especialistas explicam que a condição também pode ser causada por uso de medicamentos.
A pneumonia é um tipo de pneumonite, isso porque a infecção causa inflamação dos pulmões. Porém, de acordo com a Mayo Clinic, a pneumonite geralmente está associada a causas não infecciosas de inflamação pulmonar — o problema não é causado por vírus nem bactérias.
Sintomas da pneumonite, doença que matou Abilio Diniz:
Dentre os principais sintomas da doença destacam-se:
- Tosse persistente;
- Dificuldade para respirar;
- Fraqueza;
- Falta de ar;
- Fadiga;
- Perda de apetite;
- Perda de peso não intencional.
O diagnóstico de pneumonite é feito por meio de exames, como radiografia, tomografia computadorizada e também de testes laboratoriais. Já o tratamento da doença varia em função dos sintomas e da causa e pode demandar o uso de antibióticos. Em casos mais graves, o paciente pode ter de usar máscara de oxigênio.
+Leia mais notícias sobre Saúde em Oeste.
Se a condição passar despercebida, ela pode desencadear danos pulmonares irreversíveis. A inflamação que afeta o tecido fino que reveste os sacos aéreos nos pulmões provoca cicatrizes, tornando-os menos flexíveis — daí a falta de ar. Tal efeito é chamado de fibrose pulmonar; e em casos graves pode causar insuficiência cardíaca, insuficiência respiratória e até a morte.