O Brasil exportou a primeira carga de produtos lácteos da história para a China. No dia 5, a Central Cooperativa Gaúcha Ltda (CCGL) enviou um pequeno volume de leite em pó para Xangai por meio de transporte aéreo.
A carga incluiu leite em pó integral, leite em pó desnatado e leite em pó zero lactose. Primeiro grupo brasileiro a buscar habilitação para exportar à China, a CCGL usará essa venda para tentar expandir os negócios no país asiático. A importação foi realizada por uma empresa parceira da cooperativa. Mais dois contêineres de leite em pó já estão negociados e devem ser enviados em breve.
Para viabilizar a venda, a CCGL precisou se adequar às burocracias e exigências sanitárias de Pequim, que exigiram investimentos em manejo, registro, acompanhamento e rastreabilidade.
O negócio pode começar a abrir as portas de um dos maiores mercados consumidores de lácteos do planeta, cujas importações estão em franca expansão.
Os laticínios brasileiros começaram a ser habilitados em 2019 para exportar para a China, mas a certificação estava acordada com o país asiático desde 2007. Atualmente, 33 empresas têm o aval para comercializar com os chineses.
A Associação Brasileira de Laticínios ainda não tem uma estimativa do potencial das exportações à China, mas diz que outras empresas estão prospectando negócios.
Mais um setor produtivo brasileiro que será escravizado pela China! Já foi a carne bovina, suína e avícola, já foi a soja, agora será o leite!
Cenas dos próximos capítulos: devido a falta do produto para o mercado interno, preço do leite dispara.
Vai ser difícil concorrer com o leite de morcego !
Gozado, não sabia que chinês tomava leite, sabia que tomava água sanitária misturada a um líquido esbranquiçado como num episódio passado anos atrás.