Um dos mais disputados no Dia dos Namorados, o mercado de flores e plantas ornamentais do Brasil cresceu 8% em 2023. O setor movimenta quase R$ 20 bilhões por ano, de acordo com o Instituto Brasileio de Floricultura (Ibraflor).
+ Leia mais notícias sobre Agronegócio em Oeste
Segundo o Instituto, a produção de flores e plantas ornamentais ocupa quase 16 mil hectares no Brasil. Cerca de mil deles estão dentro de estufas, por volta de 500 ficam em estruturas cobertas e o restante ocorre em plantações ao ar livre.
Em todo o país, 8,3 mil propriedades estão envolvidas no cultivo. Toda a cadeia produtiva emprega cerca de 270 mil trabalhadores. O varejo é o grande responsável pelos postos, mantendo 54% deles. A produção, por sua vez, responde por quase 40% das vagas.
A decoração é o carro-chefe do setor, responsável por 30% de todo o movimento do segmento. A segunda posição é do paisagismo (20%).
A Ibraflor afirma que 97,5% da produção nacional se destina ao mercado interno. Existem 680 empresas atacadistas e 25 mil pontos de venda atuando nesse setor no país.
O maior mercado de flores do Brasil
São Paulo lidera a produção nacional. Em torno de 40% do mercado brasileiro tem origem no Estado — e os principais polos produtores paulistas são Arujá, Atibaia, Holambra e Ibiúna.