A New Holland lança nesta segunda-feira, 7, no Brasil, um trator movido a biometano. A novidade reduz impactos ambientais e permite aos fazendeiros ter uma fonte própria de energia para movimentar o maquinário. Basta que o proprietário tenha um biodigestor.
“O Brasil é o país com o maior potencial para a produção de biometano, o ‘pré-sal’ do campo”, disse Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina. “Nós acreditamos que o produtor tem condição de ser autossuficiente nessa fonte de energia.”
O maquinário custa 35% mais que o modelo convencional. Porém, o fabricante estima que a economia gerada com a autossuficiência faz com que a diferença se pague em quatro anos.
De acordo com a New Holland, o modelo, batizado de T6 Methane Power, tem desempenho e autonomia similares aos de um trator movido a diesel, porém emite 80% menos poluentes e gera economia de até 40% nos custos de produção.
O equipamento já era vendido no mercado europeu. O trator movido a biometano começou a ser testado no Brasil em 2017. A primeiras unidades vendidas no mercado nacional chegam aos consumidores em um prazo de três a seis meses. Contudo, caso a demanda aumente, conforme as expectativas da empresa, o produto pode começar a ser fabricado no país.
Leia também: “Cultivar é preciso”, artigo de Evaristo de Miranda publicado na Edição 97 da Revista Oeste
Agora sim