Anvisa aprova registro de insumo, e Fiocruz terá vacina 100% brasileira

País contará, enfim, com uma vacina inteiramente produzida em território nacional
-Publicidade-
Fiocruz produzirá vacina 100% nacional
Fiocruz produzirá vacina 100% nacional | Foto: Divulgação/Fiocruz

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira, 7, o registro do insumo nacional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a fabricação da vacina da AstraZeneca contra a covid-19.

Com isso, o Brasil contará, enfim, com uma vacina 100% produzida em território nacional, sem depender da importação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) de outros países.

Esta era a última etapa do processo de transferência de tecnologia para a produção da vacina pela Fiocruz. No ano passado, a instituição atrasou a entrega de vários lotes do imunizante por falta de insumos.

-Publicidade-

Para conceder a autorização, a Anvisa analisou uma série de estudos comparativos que atestaram que o ingrediente fabricado no Brasil teve o mesmo desempenho do insumo importado.

Em abril do ano passado, a agência sanitária já havia emitido uma certificação de boas práticas de fabricação do insumo. Desde então, a Fiocruz vinha realizando testes.

A vacina da Oxford/AstraZeneca contra a covid-19 está autorizada no Brasil desde janeiro de 2021. O registro definitivo foi obtido em março do ano passado.

No fim de setembro, a Fiocruz concluiu a produção dos primeiros lotes do IFA 100% nacional da vacina.

Fabricado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), o insumo passou por testes de controle de qualidade. Na sequência, foi encaminhado para a etapa de processamento final do imunizante.

O pedido de autorização para a Anvisa foi apresentado em novembro.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.