Brasil deve ter unidade da Universidade de Oxford em 2022

Anúncio foi feito nesta quarta-feira, 27, pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que está no Reino Unido
-Publicidade-
Um dos prédios da Universidade de Oxford, no Reino Unido
Um dos prédios da Universidade de Oxford, no Reino Unido | Foto: Toby Ord/Wikimedia

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou nesta quarta-feira, 27, que o Brasil terá uma unidade da Universidade de Oxford destinada a novas pesquisas, produção de vacinas, medicamentos e formação de novos pesquisadores. Trata-se de uma parceria inédita entre a pasta e a instituição britânica, uma das mais respeitadas do mundo.

“A pandemia nos ensinou muito, mas, sobretudo, nos ensinou que é através da ciência de qualidade que vamos caminhar para ajudar a população a sair de uma situação como essa”, afirmou Queiroga, que cumpre agenda oficial no Reino Unido.

-Publicidade-

A medida foi celebrada por meio da assinatura de um termo de compromisso entre o Ministério da Saúde e a universidade. Será a primeira unidade da instituição nas Américas. A expectativa é que ela seja instalada em 2022.

A parceria com o Brasil terá como prioridade a pesquisa em saúde global, além da formação de novos profissionais na área de doenças infecciosas, pesquisas clínicas e desenvolvimento de imunizantes. A unidade brasileira de Oxford também deve oferecer cursos de mestrado e ph.D.

A universidade britânica foi responsável pelo desenvolvimento e por estudos clínicos da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, a mais utilizada no Brasil no combate ao novo coronavírus. Até o momento, foram mais de 113 milhões de doses distribuídas em todo o país.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.