A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou neste domingo, 28, que identificou um caso positivo de covid-19 em um passageiro que esteve recentemente na África do Sul e desembarcou no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP).
De acordo com a nota divulgada pela Anvisa, o passageiro viajou em um voo da Ethiopian Airlines depois de ter apresentado um teste PCR negativo para a doença. Ele estava assintomático quando chegou ao Brasil.
No próprio aeroporto, o homem realizou um outro teste, que deu positivo. A Anvisa foi informada sobre o caso na noite de sábado 27 e notificou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nesta madrugada.
Ainda segundo a Anvisa, o paciente está em isolamento e já cumpre quarentena em sua residência. O órgão diz ainda, no comunicado, que a responsabilidade pela fiscalização do caso a partir de agora é das esferas estadual e municipal, com acompanhamento do Ministério da Saúde.
Até o momento, não há confirmação de qual variante causou a infecção. Pelo que se sabe até agora, a variante sul-africana (Ômicron), apesar de aparentemente mais contagiosa, provoca sintomas leves da covid-19 na grande maioria dos casos. Na África do Sul, em geral, os infectados se queixaram de fadiga, dores musculares e de cabeça, tosse seca e irritação na garganta.
A variante foi descoberta por Angelique Coetzee, presidente da Associação Médica da África do Sul, que disse à agência de notícias France-Presse que grande parte dos pacientes atendidos está se recuperando bem e não precisou de internação.
Mais cedo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a nova cepa do coronavírus exige “os mesmos cuidados” de outras variantes.
O tratamento que o mundo está precisando é da PSICOPATIA para a insanidade MENTAL… Cansa viu…
Ok, quando vão admitir que precisamos de tratamento ? Veja os sintomas, como uma gripe. Que pânico sem lógica que vão criar daqui a pouco de novo. Ah ! Mas não não, o carnaval tem que acontecer….