Colégio cancela apresentação teatral com uso da linguagem neutra

'Escola é espaço primordial de aquisição e exercício da norma-padrão da língua portuguesa', informou a instituição
-Publicidade-
Peça seria destinada a alunos com até nove anos
Peça seria destinada a alunos com até nove anos | Foto: Felipe Raul/Estadão Conteúdo

O Colégio Farroupilha, em Porto Alegre, cancelou as apresentações de uma peça teatral com o uso da chamada “linguagem neutra” — criada para não haver distinção entre os gêneros masculino e feminino. Elas seriam destinadas a alunos com até 9 anos de idade.

Em nota enviada à imprensa, a instituição de ensino alegou que tomou a medida porque reconhece a “escola como espaço primordial de aquisição e exercício da norma-padrão da língua portuguesa”. A decisão ocorreu logo após a primeira exibição, realizada em 29 de outubro. A escola é particular e atua há mais 135 anos.

-Publicidade-

Leia a íntegra da nota

“No Colégio Farroupilha, atuamos há mais de 135 anos em prol de uma educação de qualidade.

Informamos, portanto, que nosso Projeto Pedagógico prima pelo desenvolvimento de conteúdos e habilidades vinculados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), respeitando as variantes do idioma, mas reconhecendo, sobretudo, a escola como espaço primordial de aquisição e exercício da norma-padrão da língua portuguesa.

Em relação ao espetáculo Puli-Pulá, esclarecemos que o Grupo Cerco foi contratado para realizar quatro apresentações. Contudo, durante a primeira e única exibição, identificamos a utilização de termos não reconhecidos pela norma-padrão da nossa língua, o que consideramos inadequado, observando-se, ainda mais, a faixa etária de crianças em fase de alfabetização ou ainda não alfabetizadas. Em razão disso, as demais apresentações foram canceladas.

Por fim, reiteramos que educamos para formar cidadãos competentes, éticos e globais e que, ademais, acreditamos na parceria entre famílias e escola no desempenho desse compromisso.”

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.