União Europeia e espaço Schengen terão lista de países com permissão de entrada no continente a partir de 1º de julho
A União Europeia e o espaço Schengen devem reabrir suas fronteiras a países de fora do bloco no dia 1º de julho. Contudo, o Brasil não deve ser incluído na lista de nações que terão entrada livre no continente neste primeiro momento.
Isto porque os países europeus irão barrar a entrada de cidadãos que vivem em locais onde a pandemia de coronavírus ainda não está sob controle, esclareceu nesta quinta-feira, 11, a Comissão Europeia. A lista começará a ser elaborada ainda hoje.
Entre os parâmetros a serem utilizados estão o número de novas infecções, a tendência da epidemia (se está sob controle ou ainda está se expandindo) e as políticas governamentais para o combate à covid-19, como testes, rastreamento de contato e medidas de prevenção ao contágio.
A situação epidemiológica de cada nação será o principal critério, de acordo com a comissária para Assuntos Internos, Ylva Johansson, e a lista deverá ser ampliada aos poucos.
O bloco também avaliará a capacidade de aplicação de medidas de contenção durante a viagem e medidas de reciprocidade (ou seja, barrar quem não abrir as fronteiras a cidadãos europeus).