Covid-19: conselho do DF defende autonomia de médicos em tratamentos

Entidade vai contra a possibilidade de coação por parte de profissionais
-Publicidade-
Médicos
Médicos | Foto: Canva

Resolução do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) divulgada na última semana defende a liberação de médicos para que receitem remédios contra a covid-19. No documento, publicado no Diário Oficial da União, a entidade também se mostra favorável ao tratamento precoce contra a doença.

Leia mais: “Brasil é líder em casos de depressão durante a quarentena, aponta pesquisa da USP”

-Publicidade-

O comando do CRM-DF citou a necessidade de assegurar a autonomia de médicos na questão. O conselho demonstra preocupação com a segurança dos profissionais. Assim, a entidade reforça ser proibido “qualquer tipo de ameaça, coação, discriminação ou assédio moral entre colegas médicos ou por parte de superiores hierárquicos em decorrência de conduta clínica adotada, por médico, frente ao tipo de abordagem do paciente com covid-19”.

Doença ainda desconhecida

Para a resolução, que em resumo libera médicos a receitar remédios como hidroxicloroquina e ivermectina a pessoas em luta contra o coronavírus, o CRM-DF afirma que a doença ainda é desconhecida. Dessa forma, reforça que ainda não há tantas certezas sobre o que funciona e o que não funciona no tratamento, informa o jornal Gazeta do Povo.

“Milhões de cientistas”

Um das conselheiras do CRM-DF, Rosylane Nascimento das Mercês Rocha, lamentou a forma como a atuação de médicos tem sido vista pela imprensa e por cidadãos comuns. “No Brasil, sempre falamos informalmente que há ‘milhões de técnicos de futebol’ entre os brasileiros, e com a pandemia passamos a ter os mesmos ‘milhões de cientistas’ da covid-19”, afirmou a médica.

A resolução do CRM-DF foi divulgada nesta segunda-feira, 8, pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais. Ele chamou a atenção para o documento surgir em prol da chamada prescrição de medicamentos off-label — ou fora da bula.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site