Na comissão mista do Senado, ministro interino da Saúde ressalta os avanços obtidos pela pasta, como a entrega de respiradores e a habilitação de novos leitos
O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou nesta terça-feira, 23, que o governo federal tem boa relação com Estados e municípios na luta contra a covid-19. E que o momento é de união.
“Neste momento, o país é todo unido, pragmático e focado no resultado de salvar vidas. Não vejo nenhum tipo de disputa política nem disputa de interesses”, garantiu na comissão mista do Senado.
Além disso, o ministro ressaltou os avanços do Ministério da Saúde.
Entre o início de abril e 24 de maio, por exemplo, a pasta entregou à rede pública de 17 Estados 1.437 respiradores pulmonares. A ação, portanto, objetivou auxiliar no enfrentamento ao patógeno.
Leia mais: Acompanhe a evolução da covid-19 no Brasil e no mundo
O governo federal também assinou quatro contratos com empresas brasileiras para a produção de 15.300 respiradores. Sendo assim, o esforço na aquisição dos itens envolve mais de 15 instituições, entre fábricas e bancos.
No início deste mês, Pazuello lembrou dos 734 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) habilitados em cinco Estados: Rio Grande do Sul (314), Pernambuco (284), Rondônia (15), Bahia (10) e Rio de Janeiro (111).
Portanto, entre abril e junho, 8.247 leitos de UTI já foram disponibilizados. Para isso, o governo Bolsonaro investiu R$ 1,1 bilhão, cujo foco é atender o paciente com a covid-19 em estado grave.